DONATE NOW

Matrizes sementeiras começam a gerar renda e transformar Apuí em um município mais verde

Matrizes sementeiras começam a gerar renda e transformar Apuí em um município mais verde
Na primeira sexta-feira de agosto (05/08), os coletores de sementes de Apuí e os técnicos do Idesam saíram para coletar sementes maduras, cadastrar novas áreas e matrizes sementeiras. Dessas atividades foram coletados 25 quilos de baginha (Stryphnodendron sp.), 30 quilos de açaí (Euterpe precatoria), um cacho de bacabinha (Oenocarpus cf minor) e algumas gramas de outras espécies. 
Nesse mesmo dia, a equipe ainda subiu num cedro rosa (Cedrela odorata) e numa faveira ferro (Dinizia excelsa), porém, não conseguiu coletar frutos em nenhuma das árvores. O cedro, de aproximadamente 30 metros de altura, estava com os frutos formados, mas imaturos. A faveira ferro (40 metros), olhando do chão da floresta parecia estar carregada de bons frutos, porém, chegando lá em cima, os coletores constataram que as aves haviam chegado antes e comido todas as sementes. Agora, essas aves estarão fazendo seu papel ecológico de dispersoras de sementes e, indiretamente, podem estar contribuindo com a manutenção da rede em longo prazo.
Na sede do Idesam em Apuí, os coletores beneficiaram o açaí e acondicionaram as demais sementes para serem tratadas posteriormente. O açaí rendeu 15 litros de polpa e aproximadamente 25.000 sementes. A polpa foi compartilhada entre os coletores e as sementes logo virarão mudas e, na época das águas, serão utilizadas para reflorestar áreas de preservação permanente e de reservas ilegalmente desmatadas em Apuí. A equipe de coleta adquire experiência e motivação a cada semana, começam a tirar renda das sementes, e motivar outras pessoas do município.

Imagens: (1) Cacho de frutos da bacabinha, espécie de palmeira presente nos quintais agroflorestais em Apuí; (2) O coletor de sementes Jerônimo Alves, em ascensão aos frutos da faveira, na área de coleta da Cachoeira do Apuí; (3) Frutos da baginha, leguminosa encontrada na área de coleta da vicinal Paredão, a cerca de 10 km da sede do município; (4) Coletor de sementes Valdair e o processo de beneficiamento das sementes do açaí.

Diego Brandão

Pesquisador do Programa de Mudanças Climáticas do Idesam

Gabriel Carrero

Pesquisador do Programa de Mudanças Climáticas do Idesam

Coordenador do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin