Publicação inclui Meio Ambiente na rotina de alunos e professores de Apuí

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

30 de novembro de 2012

 

O IDESAM – em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (SEMMA) e Educação (SEMED) de Apuí – lança a publicação “Semeando Sustentabilidade em Apuí: Fortalecendo a Educação Socioambiental em Sala de Aula”. O evento de lançamento aconteceu no último dia 23, na Câmara de Vereadores do município, e contou com a presença de aproximadamente 50 pessoas, entre gestores de escolas, professores, políticos e a comunidade em geral.

 

A obra é um dos resultados do projeto homônimo Semeando Sustentabilidade em Apuí (SSA), desenvolvido pelo Instituto desde março de 2011, que tem a Educação Ambiental como uma de suas linhas de ação.
O biólogo Diego Brandão, um dos autores do livro, destaca que Apuí é um município diferenciado no Amazonas devido à quantidade de projetos de Educação Ambiental desenvolvidos e a mobilização gerada em torno desses projetos. “O tempo é um fator essencial para atingir a conscientização ambiental desejada. A atual administração fez um trabalho notório e cabe aos futuros gestores dar continuidade a esses trabalhos e consolidar a mudança coletiva que começa a ser percebida”, diz.

 

Além de possibilitar um trabalho contínuo ao longo de todo o ano, o livro visa incentivar a inclusão do tema ambiental na rotina dos professores e estudantes. “Os trabalhos desenvolvidos são importantes, mas não terão o efeito desejado se não forem realizados de forma continuada. Queremos trabalhar dentro da grade curricular e, mais do que isso, utilizar a questão ambiental como pano de fundo para discussões de matemática, artes, história, língua portuguesa”, explica Gabriel Carrero, coordenador do projeto SSA.

 

A obra está estruturada em quatro partes: (1) A história de Apuí contada pelos primeiros moradores do município; (2) O projeto político pedagógico no contexto da Educação Ambiental; (3) Os Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos em Apuí no período de 2009-2012; e (4) Recomendações e Métodos para fortalecer as mensagens dos projetos.

 

De acordo com o coordenador do projeto, o lançamento dessa publicação fecha um ciclo de trabalho e, ao mesmo tempo, é o primeiro passo em uma nova jornada. A partir de agora o projeto avança em sua parceria com as secretarias municipais no sentido de garantir a utilização das informações presentes no livro. “No início de 2013 faremos uma capacitação com todos os gestores de escolas e professores de Apuí, somando aproximadamente 160 pessoas, para o uso dessa ferramenta em sala de aula”, projeta.

 

Faça o download do arquivo

 

Saiba mais sobre o evento de lançamento do livro no blog Em Campo com o Idesam

 

———-

 

Posts relacionados:


Professores de Apuí validam cartilha de Educação Ambiental 
Resgatando a história de Apuí
Os rumos da Educação Ambiental em Apuí
A Educação Ambiental como ferramenta de transformação social e gestão do Meio Ambiente

 


Compartilhe esta notícia

Related Posts

Leave a comment