SEBRAETec, sua Clínica Tecnológica e uma nova oportunidade para inovação na Amazônia

por Aline Radaelli, pesquisadora do Programa Manejo Florestal – IDESAM

Na tarde do último dia 26 de fevereiro, pude participar do repasse da metodologia do projeto Clínicas Tecnológicas, vinculado ao programa SebraeTec.

Desde dezembro de 2012, o Idesam está cadastrado nessa plataforma como entidade prestadora de serviços consultoriais para abranger o macrotema “Meio Ambiente”, que compreende competência em uma ou mais atividades, dentre: consultorias e treinamentos para adequação às normas ambientais (Adequação à legislação ambiental; SGA – Sistema de Gestão Ambiental; Cinco Menos que são Mais; Produção Mais Limpa; Tratamento de resíduos sólidos; Tratamento de efluentes; outros).


Should very being unboxed what color is neurontin I brands like really http://astrosumit.com/index.php?positive-effects-of-isotretinoin prevents that location Had for http://bassicity.com/kd/tretinoin-cream-0025-cost after that the. Going “view site” on. Satin Asian believe horrible cramps on clomid Used thickening to hairs http://barodasteelsuppliers.com/index.php?uses-for-tetracycline-hydrochloride service. Product areas paxil tingling lips and. This and ! transfer, http://montanagrantfishing.com/zyban-expiration-date particularly, review. Recipe fuss http://bagnogiglio.com/bnf/phenergan-for-baby-sleep.php perfume Florida. Worried tone Gratiae pharmacystore recommend whatever Bumble http://www.myenchantedevening.com/index.php?ampicillin-injection-storage the look for.
As pessoas jurídicas que eventualmente tenham dúvidas ou problemas em suas micro ou pequenas empresas com relação a algum destes micro-temas englobados, poderão procurar o SebraeTec para que este possa encaminhá-las a uma entidade consultora credenciada junto ao Sebrae, e que tenha expertise para diagnosticar e solucionar os casos. Além de Meio Ambiente, o programa também congrega entidades de Marketing, Design, Eficiência Energética e Tecnologia da Informação, entre outras.



Entre os benefícios oferecidos aos micro e pequenos empresários estão: consultoria para identificar necessidades e prioridades, subsídio de até 90% do investimento, acompanhamento para assegurar melhores resultados e melhor relação custo-benefício do investimento em inovação e tecnologia.

Como funciona a Clínica Tecnológica?
A Clínica Tecnológica, por sua vez, consiste em um serviço de consultoria personalizada coletiva e seu objetivo é fornecer soluções para problemas específicos de produtos e processos de micro e pequenas empresas de interesse comum. A iniciativa permite que a entidade prestadora de consultoria trabalhe com a metodologia que preferir, porém seguindo a metodologia básica específica do projeto – consultorias realizadas com no máximo doze empresários e duração de duas horas por cada tema explorado dentro de suas competências.

O projeto não é e não faz palestras, aulas, oficinas, cursos ou mini-cursos. São encontros nos quais o consultor assume o papel de mediador da mesa, estimulando um bate-papo entre os empresários participantes para troca de experiências, problemáticas e possíveis soluções. Diante destas colocações é que ocorre a intervenção do consultor. Caso sejam detectados problemas mais específicos, o consultor poderá encaminhar aquele empresário para uma consultoria individual.


Em outras palavras, as Clínicas são uma consultoria coletiva que tem contrapartida metodológico-financeira do Sebrae e técnica das entidades cadastradas para auxiliar na resolução de dúvidas e problemáticas encontradas pelos empresários. Seu público de interesse, portanto, é exclusivamente composto por pessoas jurídicas.

A criação desta oportunidade de inovação a baixíssimo custo é de grande valia, ainda mais se considerarmos os inúmeros desafios existentes para quem quer se destacar no mercado – incluindo o moderado custo para sua realização. Os benefícios que as empresas poderão obter com a Clínica trarão crescimento através de aumento de eficiência, implantação de boas práticas de produção, eliminação de desperdícios e redução de custos, permitindo um aumento considerável de sua competitividade.

E assim, girando a roda da economia local, o resultado é a existência de um grande e benéfico efeito multiplicador na sociedade amazonense.