DONATE NOW

Semana da ‘Black Friday’ se torna vitrine para negócios sustentáveis

content image
Semana da ‘Black Friday’ se torna vitrine para negócios sustentáveis

Conheça marcas parceiras do Idesam que valem a pena conhecer

Por Comunicação Idesam
Fotos: Divulgação

Para além da influência no consumo desenfreado, a semana de promoções da ‘Black Friday’ pode ganhar novos significados com escolhas mais conscientes das pessoas. De marcas que fazem a revenda de itens de luxo até linha de roupas com produção Carbono Neutro, o Idesam reuniu uma série de empresas parceiras que se preocupam com a sua pegada no planeta e que são opções para quem busca iniciativas sustentáveis. 

Uma das parceiras no Idesam é o recommerce de acessórios de luxo ‘Gringa’, da atriz e empresária Fiorella Mattheis, que tem como objetivo criar um serviço de consignação, estendendo a vida útil dos produtos e promovendo a economia circular “a fim de diminuir os impactos dessa indústria no planeta”. 

Segundo Mattheis, a paixão pela moda é o que move o negócio, mas ela diz que sabe dos impactos desse setor no planeta e nas pessoas. “Ao adquirir uma peça de roupa, bolsa ou acessório, normalmente não nos damos conta do que está por trás da sua produção: o uso intensivo de água, energia e produtos químicos, mão-de-obra, entre outros recursos”, afirma a empresária. 

Esse foi uma das razões pela parceria da Gringa com o Idesam. “Nos comprometemos a compensar 100% das emissões de CO2 relacionadas ao nosso negócio através do Programa Carbono Neutro Idesam. Além disso, convidamos nossas clientes a se juntarem a nós para ajudar a plantar árvores e a melhorar a qualidade de vida de famílias em áreas de proteção ambiental na Amazônia, doando para o Idesam no momento do checkout de sua compra. Apoiar instituições como o Idesam ajudam a manter a Floresta de pé e gerar renda para as comunidades que habitam nela”, reforça Fiorella Mattheis.

Ainda no mundo da moda, ‘AMAR.CA’ já nasceu com o propósito de ser uma linha de roupas com tecidos fabricados de maneira 100% sustentável. Tendo como uma das suas diretoras a modelo e empresária Thaila Ayala, o time inteiramente feminino do negócio, apesar de recente, já alcançou ótimos resultados como conseguir esgotar maior parte dos itens de sua primeira coleção.

AMAR.CA tem o selo Eu Reciclo, com destinação de recursos para a cadeia de reciclagem, por meio de operadores para retirarem do meio ambiente uma quantidade maior do que 100% dos materiais utilizados na produção das embalagens. Além disso, a empresa também combate as mudanças climáticas, transformando as emissões de carbono em árvores na Amazônia por meio do Carbono Neutro Idesam. “Contribuímos para a produção sustentável da indústria brasileira e reafirmamos nosso compromisso com a preservação da saúde e bem estar de todos os nossos colaboradores e clientes”. Afirma Ayala. 

Amazônia inspira joias

Uma expedição à maior floresta tropical do planeta, um mergulho profundo em suas lendas e mistérios, sua fauna e flora, inspiraram a nova coleção da linha de joias de luxo SAUER.

A joalheria buscou na natureza referências para criar colares, brincos, anéis, pulseiras e pingentes, em uma coleção que busca traduzir a diversidade e o espírito da região. “Esta viagem ao coração da Amazônia lapida nossa alma brasileira para o mundo da joalheria. O cuidado na elaboração de cada peça torna única uma coleção orgânica e sentimental, é o nosso tributo à maior preciosidade da Terra”, resume Stephanie Wenk, diretora-criativa da marca.

A SAUER também aproveitou o lançamento da coleção para anunciar a parceria com o Idesam que há 16 anos promove a valorização e o manejo sustentável dos recursos naturais da Amazônia. “A partir de agora, para cada joia vendida, faremos a doação do plantio de uma árvore na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, na Amazônia”, ressalta Gabriel Sauer, diretor da SAUER. Além de contribuir no combate às mudanças climáticas, a parceria também pode ajudar na melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas da região, pois usam os modelos de produção agroflorestal, que concilia agricultura e floresta.

Com a sustentabilidade também em mente, um casal formado por uma bioquímica e um designer foi responsável por criar a ‘Bergamía’, que surge há alguns anos quando ambos começaram juntos uma jornada para uma missão pessoal: “criar cosméticos com ingredientes naturais e orgânicos que atendessem aos mais altos padrões de qualidade e que causem o mínimo de dano ao planeta e fossem acessíveis a todas as pessoas”. 

A empresa se compromete com a gestão ambiental e social em todos as pontas. Do uso de plástico biodegradável, à minimização de impacto social e ambiental, passando ainda pela cultura do trabalho justo, que promove o respeito pela terra e pela sociedade.

“Adotamos nossa responsabilidade pela gestão ambiental e estamos comprometidos em integrar práticas ambientais e princípios de sustentabilidade em nossa estratégia de negócios principal. Desde a colheita selvagem de matérias-primas orgânicas até o material de embalagem biodegradável, nosso objetivo é ter uma pegada de carbono zero e zero contribuição de plástico no oceano, além de apoiar a preservação da natureza amazônica e as comunidades locais extratoras”, informa a empresa. 

Produtos sustentáveis

Voltado para as pessoas que não deixam de lado os cuidados com a barba e a pele, a Sobrebarba já é uma parceira antiga do Idesam e também do Programa Carbono Neutro. A empresa já fez ações de plantio na RDS do Uatumã, além de reverter parte das suas vendas para a atividades do instituto.

“Desde que a Sobrebarba era só uma idéia, procuramos criar uma empresa de que pudéssemos nos orgulhar e que fosse fiel a tudo o que a gente acredita. Esta é a razão, por exemplo, de só criarmos produtos com ingredientes de origem vegetal, nada de origem animal”, afirma Samuel Tonin, fundador da marca. Nessa Black Friday, a loja está oferecendo descontos de até 35% em seus produtos. 

Outra parceira tradicional nas ações de sustentabilidade do Idesam é da marca FARM, que neste ano lançou a coleção Futuro do Presente. Pela primeira vez, em parceria com o Idesam, a empresa realizou um inventário de emissão de gases de efeito estufa (gee) de uma coleção da FARM.

“Não começamos do nada, trilhamos ao decorrer dos últimos 4 anos um caminho repleto de aprendizado. Primeiro foi preciso transformamos dentro e entendermos o nosso papel enquanto marca. E agora, mais seguros e conscientes, abrimos as portas para o novo mundo. E com orgulho anunciamos nossa primeira coleção carbono neutro em parceria com o Idesam, quando voltamos o olhar para toda nossa cadeia de produção e entendemos que neutralizar e reduzir nossas emissões é um dever e uma responsabilidade com o futuro do planeta e as novas gerações”, disse a empresa em nota.


American Crime 

Idealizando o sonho das gêmeas Bebel Guerra e Cleinha Guerra, as fundadoras buscavam criar algo que refletisse seus estilos de vida, com o compromisso de propagar o bem-estar e a saúde atrelados aos seus anseios de transformação pessoal e social, unindo qualidade, design e inovação. Após o sucesso de vendas nos Estados Unidos, incluindo a confecção de camisetas personalizadas para a Florida Highway Patrol, a agência policial rodoviária do estado da Flórida, a marca chegou ao Brasil em 2016.

Com parceria recente com o Idesam, a marca destaca sua preocupação com o meio ambiente e os impactos da moda no planeta. “O planeta não suporta tal desdenho social e ambiental e vem dado vários sinais de seu esgotamento. Para reduzir o impacto de nossos produtos no meio ambiente, estamos focados em produzir peças duradouras e sustentáveis. Nosso showroom, com sede em Maceió-AL, utiliza sacolas reutilizáveis e embalagens de papel, evitando a utilização de materiais plásticos. Trabalhamos com uma linha de malhas, com fio biodegradável, que ao ser descartada em aterro sanitário se decompõe em até 3 anos, o que normalmente levaria décadas”, corrobora a empresa. 

Mother Nutrients

Com o slogan ‘plante mudanças surpreendentes’, a Mother Nutrients é uma empresa carioca que tem como carro-chefe produtos de proteínas vegetais a base de ervilha, livre de aditivos artificiais, aliados a uma proposta de redução do impacto do consumo de produtos de base animal. A proteína de ervilha é beneficiada pela empresa por meio da tecnologia de micro-filtragem por cross flow, o que segundo a Mother Nutrients consegue isolar as proteínas em até 86%, sendo bastante indicada para pessoas que buscam opções veganas de suplementos para treinos esportivos.

Alessandra Luglio, nutricionista da Mother Nutrients e entusiasta de iniciativas que apoiam produtos da sociobiodiversidade, explica as motivações da empresa com o tema sustentabilidade. “Queremos estimular as pessoas a reduzirem seus impactos em relação ao uso de recursos naturais, apenas trocando a proteína animal por vegetal”, explica. Neste ano, a empresa reverteu 10% da renda das vendas na Semana do Meio Ambiente para o Idesam,  apoiando projetos de regeneração da floresta amazônica.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin