DOE AGORA

Equipe de Apuí realiza visitas técnicas em Manaus – Parte 2

Equipe de Apuí realiza visitas técnicas em Manaus – Parte 2

Por Vinícius Figueiredo, pesquisador do Programa Mudanças Climáticas do Idesam

Seguindo com as visitas técnicas que a equipe de apuí realizou em Manaus (leia também a Parte 1 do texto) , visitamos o viveiro de espécies florestais da UFAM para conhecer a nova estrutura que foi recentemente reformada e instalada, e para trocar experiências sobre as técnicas utilizadas com sementeiras, substratos, irrigação e fertilizantes orgânicos. A produção deste viveiro é voltada para o ensino e pesquisa com os alunos onde são estudados diferentes tratamentos durante o ano.

Após o viveiro, fomos até o Centro de Sementes Nativas do Amazonas (CSNAM) onde é realizado pesquisa, produção, análise e armazenamento de sementes nativas da Amazônia. O objetivo foi fortalecer a parceria com a Rede de Sementes de Apuí que coletou em 2012 cerca de 400kg de sementes das florestas do município para a produção de mudas.

PROTECITRUS

A escolha de um viveiro especializado em citrus foi devido a grande dificuldade técnica e legal para produzir estas mudas, mas felizmente foi possível conhecer um sistema que apesar das adversidades é pioneiro e o maior produtor de mudas do estado. A propriedade possui toda a estrutura necessária para a atividade, além de uma lavoura em produção e um galpão para beneficiamento e pós-colheita de laranjas onde também é possível comprar o suco engarrafado. O Sr. Niltom, paulista, engenheiro agrônomo e dono do viveiro há 15 anos, mostrou como é feito o porta-enxerto, a retirada das borbulhas, a enxertia e os cuidados até atingir o padrão para a comercialização. Além de aspectos técnicos, conversamos sobre a legislação especifica que existe no MAPA para produção e venda de mudas de citrus, e aprendemos com a experiência dele sobre irrigação e estufas.

Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC

Na CEPLAC fomos visitar algumas áreas experimentais com diferentes modelos de sistemas agroflorestais para as culturas do cacau, café e guaraná. Em comum para as áreas, nos primeiros anos é feito o cultivo de banana, mandioca, maracujá e mamão, consorciado com espécies adubadoras como o ingá e a gliricidia que é bastante utlilizada pelo seu rápido crescimento. Para a produção em médio prazo são utilizadas principalmente frutíferas como o cupuaçu, graviola, abacate, açaí, e em longo prazo espécies como o mogno, taperebá, castanha, cedro-rosa, andiroba e pau-rosa.

Durante a visita ficou clara a importância e a viabilidade de cultivos consorciados para a Amazônia, e também o interesse das instituições em difundir técnicas de manejo agroflorestal no município de Apuí.

Para finalizar, fomos conhecer o banco de germoplasma de espécies florestais da Amazônia que apresenta uma enorme diversidade de espécies para a conservação genética e fornecimento de sementes.

Links relacionados:

Embrapa: http://www.cpaa.embrapa.br/

CSNAM : http://www.rededesementesdaamazonia.org/

CEPLAC : http://www.ceplac.gov.br/

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin