DOE AGORA

Evento discute produção florestal e REDD+ em Manaus

Evento discute produção florestal e REDD+ em Manaus

Por Christelli Raissa

O Idesam participa, nesta quinta-feira (14), da Oficina: Cadeias de valor de produtos não madeireiros e REDD+ no Amazonas – Brasil, realizada das 8h30 às 17h30, no Hotel Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. O evento é promovido pela Iniciativa Biocomércio da Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

A Iniciativa Biocomércio visa reforçar as capacidades do Amazonas na formulação e implementação de comércio solidário, meio ambiente e estratégias de desenvolvimento sustentável em sintonia com a Iniciativa Biocomércio e práticas de REDD+ (Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal.

O objetivo principal da oficina é propiciar o espaço para intercâmbio de experiências, lições aprendidas e desafios na implementação de iniciativas conjuntas ou individuais de biocomércio e REDD+, que aportem estratégia para o desenvolvimento local e regional sustentável.

Os organizadores do evento buscam disseminar e levantar informações junto a gestores e lideranças do setor público, privado e das organizações sem fins lucrativos acerca de cadeias de valor de produtos da sociobiodiversidade e REDD+, bem como benefícios, oportunidades, lições aprendidas e desafios para o desenvolvimento e fortalecimento de estratégias voltadas à sua integração de iniciativas.

O coordenador do Programa Manejo Florestal (PMF), André Vianna, irá representar o Idesam no evento. “A Iniciativa Biocomércio e o Idesam possuem o mesmo objetivo, o de promover a conservação da biodiversidade por meio do uso sustentável dos recursos naturais. Durante a oficina, espero trocar experiências com outras organizações que enfrentam os mesmos desafios do Idesam e que dessa troca saiam possíveis soluções ou mesmo uma maior motivação para trabalharmos com estes desafios”  afirma o coordenador.

O evento resultará em um mapeamento das iniciativas desenvolvidas no Amazonas que envolvem cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros e REDD+. A partir disto, ele servirá como subsídio para um manual de treinamento a fim de nivelar o conhecimento sobre o tema. A apresentação dos resultados será realizada em uma reunião que acontecerá em Genebra, na Suíça, para verificar o interesse do setor privado em apoiar iniciativas que envolvam as cadeias de valor dos produtos não madeireiros e REDD+.

Nações Unidas

Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1964, a Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) é o ponto focal do Sistema ONU no tratamento integrado das questões de comércio e desenvolvimento, e de temas conexos, como finanças, tecnologia, investimentos e empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin