DOE AGORA

Fundación Avina é a mais nova parceira do Programa Carbono Neutro Idesam

content image
Fundación Avina é a mais nova parceira do Programa Carbono Neutro Idesam

PCN irá compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa das atividades de 2019 da Avina 

 

O time de parceiros que acredita na recuperação do meio ambiente aliada à geração de renda de comunidades tradicionais acaba de ganhar mais um reforço. O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) fechou uma parceria para neutralizar as emissões de carbono geradas pelas atividades da Fundación Avina, organização latino-americana que tem missão de gerar mudanças em grande escala para o desenvolvimento sustentável da região. 

Com essa nova parceria, o Idesam será responsável por compensar as emissões de CO2 da fundação, neutralizando atividades como o consumo de energia elétrica, viagens de avião, hospedagem e deslocamento entre a casa e o escritório, totalizando 431,54 toneladas de CO2 equivalente. Isso representa mais de mil árvores que serão plantadas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã. 

Atualmente, a RDS do Uatumã conta com 35 famílias agroextrativistas parceiras do PCN, com todas exercendo um importante papel enquanto guardiãs da floresta. A compensação das emissões da Fundación Avina irá beneficiar diretamente ao menos 4 famílias locais, a partir da implementação de 1 hectare de Sistemas Agroflorestais (SAFs) na reserva. 

“O Idesam realiza todo o processo de planejamento das atividades de campo e identificação das áreas, além do contato e acordo com os viveiros de mudas locais, compra de insumos, plantio e monitoramento das mudas, em parceria com as comunidades locais da RDS do Uatumã. Estabelecer novas parcerias como essa com a Fundación Avina nos dá mais forças para continuar esse trabalho, que envolve muitos desafios, mas também resulta em frutos positivos para o meio ambiente a para as famílias, com mais geração de renda e fortalecimento da segurança alimentar dessas populações”, ressalta Victoria Bastos, pesquisadora de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam.   

A nova parceria conversa diretamente com o propósito da Fundación Avina, que por meio de processos colaborativos de mudança, coordena programas que tratam sobre temas como Ações Climáticas, Biomas, Acesso à Água, Reciclagem Inclusiva, Finanças Sustentáveis, entre outras temáticas.  

“Em setembro de 2019 a Fundación Avina lançou a sua Declaração de Emergência Climática, em que assumimos o compromisso de reduzir nossas emissões e de promover ações urgentes em todos os níveis da sociedade para evitar os efeitos catastróficos do aquecimento global. Este compromisso implica em atuar proativamente para compensar nossas emissões operativas em 2020 – o que felizmente conseguimos adiantar para 2019, iniciando uma estratégia para a neutralidade em carbono que visa alcançar todos os projetos em que atuamos até 2025. Além disso, estamos orientando todos os nossos programas para a busca de impactos transformacionais em mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Convidamos outras instituições e empresas para que se juntem a nós e incrementem a ambição de suas ações pelo clima”, destaca Juliana Strobel, gerente programática da Fundación Avina no Brasil.

Sobre o Programa Carbono Neutro Idesam 

O Programa Carbono Neutro Idesam (PCN) nasceu em 2010 com o objetivo de conectar os grandes centros urbanos às florestas, permitindo que pessoas, empresas e iniciativas se responsabilizem pelos impactos que geram no planeta, ao neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).

A neutralização acontece por meio do plantio de árvores nativas em SAFs, método que privilegia espécies que tenham valor econômico para as comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, na Amazônia — com previsão de expansão das atividades para Apuí-AM.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin