DOE AGORA

Idesam elabora guia de Boas Práticas Extrativistas para a RDS do Uatumã

Idesam elabora guia de Boas Práticas Extrativistas para a RDS do Uatumã

O Idesam, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e com a Associação Agroextrativista das Comunidades da RDS do Uatumã (AACRDSU), definiu métodos para o manejo dos produtos florestais não-madeireiros junto aos moradores dessa reserva, com o objetivo de garantir o uso dos recursos florestais de forma a gerar melhorias na qualidade de vida, assim como conservar o ambiente.

As práticas extrativistas acordadas tiveram apoio do CEUC, da SEAFE e do INPA. Estas práticas foram definidas de forma integrada e abrangente a toda a Unidade de Conservação. As regras foram definidas para toda a área apta para o extrativismo florestal, de acordo com o Zoneamento da Unidade. De forma inovadora, as regras não se limitam a áreas pré-definidas, assim como para categorias de coleta, o que não cria a necessidade de elaboração de novas regras cada vez que um novo produto é identificado para comercialização, além de facilitar o entendimento dos comunitários.

Para obter o guia de “Boas Práticas Extrativistas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã” em PDF, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin