DOE AGORA

Idesam realiza dia de campo sobre sistemas agroflorestais

content image
Idesam realiza dia de campo sobre sistemas agroflorestais

Por Priscila Rabassa  

No último dia 22 de agosto, o Idesam realizou, em Apuí, um “dia de campo” na Unidade Experimental de Sistema Agroflorestal com alunos do Curso Técnico de Floresta do Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas).

Na unidade, localizada na vicinal Novo Aripuanã, KM 04, está sendo realizado um estudo comparativo de diferentes consórcios de espécies de grande importância econômica na região, como o café e o guaraná.

Plantados em sistema agroflorestal, serão avaliados a produtividade, manejo, receitas e os impactos positivos na qualidade do solo. A exemplo da atividade realizada, a área também servirá como um espaço de troca de conhecimento, experiência e ações de educação ambiental desenvolvida no município.

Juntamente com a equipe técnica do Idesam, os estudantes tiveram a oportunidade de conciliar a teoria adquirida em sala de aula com a prática de campo. Foram realizadas atividades como: coroamento das mudas de café e guaraná, o manejo da adubação verde, com o corte da Crotalária, o manejo do feijão de porco através do corte das plantas que estavam competindo com as mudas de café, a organização da matéria orgânica em volta das mudas e a colheita do feijão guandu.

A atividade permitiu aos acadêmicos conhecer o funcionamento e o desenvolvimento da unidade experimental, sua forma de plantio, os manejos que estão sendo realizados, e compará-la com os demais sistemas agroflorestais implantados no município.

Segundo a acadêmica Marilda Toreano, o SAF desenvolvido pelo Idesam é o mais diversificado que já conheceu. “Comparado com os demais SAFs já visitados, este é um bom modelo a ser disseminado para os produtores da região, assim como para os alunos que conseguem entender melhor o sistema na prática”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin