DOE AGORA

Lançamento de projeto de carboneutralização encerra atividades no “Espaço Sustentável” do Governo na Casa Cor

Lançamento de projeto de carboneutralização encerra atividades no “Espaço Sustentável” do Governo na Casa Cor

95 árvores serão plantadas em Reserva para compensar emissões de CO2 do estande do Governo do Amazonas na Casa Cor 2010

O “Espaço Sustentável” do Governo do Amazonas encerra a participação na Casa Cor 2010 sendo palco para o lançamento de um Projeto de Carboneutralização, atividade inédita no Estado. O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam) em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Mudanças Climáticas (Ceclima). O lançamento acontecerá nesta terça-feira, dia 23, às 19h, no estande institucional do governo.

O objetivo do Projeto é compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) advindas do consumo de energia elétrica do estande durante os 40 dias de evento (de 15 de outubro a 23 de novembro) com o plantio de árvores.

Por meio de cálculos realizados pelo Idesam, o consumo de energia elétrica pelo estande do Governo durante o período do evento foi de 18 Mega Watts por hora (MWh), o que corresponde a uma emissão de 25,27 toneladas de carbono equivalente (tCO2e). Para compensar estas emissões, serão plantadas 95 árvores com a implementação de sistemas agroflorestais, em uma área de 850m2 na comunidade de Santa Luzia do Caranatuba, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã – em São Sebastião do Uatumã (a 329 quilometros de Manaus). O plantio está previsto para o mês de dezembro, ainda deste ano.

O projeto de carboneutralização do estande do Governo na Casa Cor faz parte do Programa Carbono Neutro Idesam, desenvolvido em parceria com a SDS por meio do Ceclima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin