DOE AGORA

Lançamento do livro “Áreas Protegidas”

Lançamento do livro “Áreas Protegidas”

No dia 26 de setembro, penúltimo dia do VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação – que aconteceu em Natal/RN – foi lançado pelo Fundo Vale o livro Áreas Protegidas, integrante da série Integração > Transformação > Desenvolvimento. O objetivo da publicação é contribuir com a reflexão sobre conhecimento e conceitos da área socioambiental, além de divulgar projetos, ações e metodologias focadas no desenvolvimento econômico e social, aliados à conservação ambiental e que promovam soluções em escala no bioma Amazônico.

O livro foi escrito com a colaboração de 31 renomados profissionais que atuam com a temática na região Amazônica.

O IDESAM foi o autor de dois capítulos. O primeiro, intitulado Gestão Participativa no Amazonas: a experiência da RDS do Uatumã, faz uma revisão sobre as diferentes formas de gestão de Áreas Protegidas consideradas pela União Internacional para Conservação da Natureza – UICN e relata as experiências exitosas da participação do terceiro setor no apoio à gestão das UCs no Amazonas, focando nos resultados alcançados com a atuação do IDESAM na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã.

O segundo capítulo, escrito pelo IDESAM em parceria com o Instituto Peabiru, Planejamento Turístico para promoção do Turismo de Base Comunitária: experiências no Amazonas e no Pará, relata o histórico da participação comunitária na elaboração do Plano de Uso Público da RDS do Uatumã pelo IDESAM, e conta como o plano inseriu as comunidades locais nesta atividade. Este capítulo mostra também experiências exitosas no Pará, fruto do trabalho do Instituto Peabiru na região.

O lançamento ocorreu na Arena do CBUC, seguido de um coquetel no estande Áreas Protegidas, que contou com a distribuição do livro para os participantes do Congresso.

Confira um trecho da Apresentação do Livro Áreas Protegidas:

“A importância das áreas protegidas não apenas para a conservação da biodiversidade e paisagem, mas como fornecedoras de serviços ambientais indispensáveis às atividades humanas e garantia de sustentabilidade global é amplamente reconhecida. No Brasil, com seu território imenso e megadiverso, essas áreas ganham ainda mais projeção, pois representam um potencial extraordinário de soluções inovadoras que podem alçar o país a uma posição de liderança rumo ao desenvolvimento sustentável.Por esse motivo, o tema foi escolhido para compor a série Integração, Transformação & Desenvolvimento, iniciativa do Fundo Vale que pretende contribuir para a reflexão sobre conhecimentos e conceitos da área socioambiental. O objetivo é também divulgar projetos, ações e metodologias focados no desenvolvimento econômico e social, aliado à conservação ambiental, com potencial de replicação e que promovam soluções em escala no bioma Amazônia.” – Eduardo Rizzo, Coordenador do Programa Unidades de Conservação do Idesam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados