DOE AGORA

Ações do Idesam são destaque no Jornal Nacional

Ações do Idesam são destaque no Jornal Nacional

Por Comunicação Idesam

 

Na edição do último dia 15 de fevereiro, o Jornal Nacional trouxe uma reportagem sobre iniciativas de geração de renda para comunidades do interior do Amazonas. Entre elas, o projeto Cidades Florestais, executado pelo Idesam em sete municípios do interior do estado, com apoio do Fundo Amazônia.

A edição foi apresentada pela jornalista Luana Borba, apresentadora do Jornal do Amazonas, da Rede Amazônica – afiliada local da Rede Globo. Desde 2019, durante a comemoração do aniversário da emissora, a jornalista tem participado do rodízio de apresentadores na bancada do principal telejornal do país.

A convite do Idesam, o repórter Luciano Abreu acompanhou a entrega de uma miniusina de óleos para a associação agroextrativista da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, localizada entre os municípios de Itapiranga e São Sebastião do Uatumã. A usina tem uma capacidade produtiva mensal de 3 toneladas  de óleos fixos, além de 90 litros de óleos essenciais. Caso atinja sua capacidade total de produção, a miniusina pode gerar uma receita média de R$ 850 mil aos comunitários da RDS.

Foram investidos cerca de R$ 400 mil na construção e equipamentação da miniusina.

>> Miniusina de óleos vegetais: mais geração de renda aos comunitários da RDS do Uatumã

Para a reportagem, o diretor técnico do Idesam, Carlos Gabriel Koury, falou sobre a importância da participação dos comunitários em todas as etapas do projeto Cidades Florestais, que chegou ao segundo ano de desenvolvimento e beneficia mais de 14 associações produtivas do estado.

“Quanto mais empoderados eles [os moradores de comunidades tradicionais] estiverem, melhor a gente vai ter condições de fazer um planejamento sobre a Amazônia, na Amazônia”, destacou Koury.

Assista a reportagem do Jornal Nacional neste link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin