DOE AGORA

“Programa Balde Cheio” visita Unidade Demonstrativa em Apuí

“Programa Balde Cheio” visita Unidade Demonstrativa em Apuí

No último dia 6 de abril, uma comitiva formada pelo gerente de agronegócios do Sebrae, Célio Picanço, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, e técnicos do Programa Balde Cheio visitaram Fazenda São Lucas, em Apuí, para acompanhar a implementação de uma das Unidades Demonstrativas de manejo rotacionado semiintensivo de pecuária do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí (SSA).

A equipe veio ao município apresentar aos produtores rurais o Programa Balde Cheio, uma iniciativa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que busca contribuir para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares.

O foco do programa é capacitar profissionais de extensão rural e produtores, além de promover a troca de informações sobre as tecnologias aplicadas regionalmente e monitorar os impactos ambientais, econômicos e sociais nos sistemas de produção que adotam as tecnologias propostas.

Até o final de dezembro de 2012, 24 Estados brasileiros já faziam parte do Projeto Balde Cheio, totalizando 710 municípios e mais de 3.831 propriedades rurais, sendo 563 Unidades de Demonstração e 3.268 Propriedades Assistidas.

De acordo com o técnico em Agropecuária Adalberto Vicente, do IDESAM, a equipe se mostrou entusiasmada com o trabalho desenvolvido em Apuí. “Como Apuí tem um histórico de pecuária extensiva, a comitiva acredita que a implementação das UDs será um facilitador da implementação do programa no município”, destacou.

Os conceitos de melhoria da rentabilidade e o aumento da produção, através de adoção de técnicas de manejo de pastagem à um dos focos do Projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí.

“Com o trabalho que tem sido desenvolvido pelo IDESAM, o Programa Balde Cheio vai encontrar produtores com uma visão mais ampla sobre sistemas de produção de alta rentabilidade e menor impacto ambiental”, destaca Vicente.

WordPress Lightbox Plugin