DOE AGORA

Estudo busca melhorias para cadeias produtivas de produtos amazônicos

Estudo busca melhorias para cadeias produtivas de produtos amazônicos

Um novo estudo, realizado através de uma parceria entre Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM) e a empresa de cosméticos Natura., pretende analisar e propor melhorias para as cadeias produtivas de Andiroba e Murumuru nas comunidades extrativistas da região do Médio Juruá. Essas comunidades estão compreendidas no interior e no entorno de duas unidades de conservação: a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uacari (estadual) e a Reserva Extrativista do Médio Juruá (federal).

A parceria foi firmada em maio de 2012 e segue até março de 2013 e compreende três etapas de trabalho: revisão do estado das cadeias produtivas; avaliação do cenário atual e recomendações técnicas e organizacionais e proposta de um Programa de Segurança no Trabalho.

O estudo envolve aproximadamente 400 famílias, distribuídas em 30 comunidades da margem do Juruá, que estão envolvidas nas atividades de coleta de sementes. Trata-se de uma complexa cadeia logística de transporte das sementes de origem florestal, que se estende desde o município de Itamarati, passando por Carauari, até o município do Juruá.

De acordo com André Vianna, coordenador do Programa Manejo Florestal (PMF) do IDESAM e um dos responsáveis pelo estudo, o trabalho avaliará alternativas de melhorias no sistema de produção, podendo aumentar a qualidade dos produtos a um menor custo de produção e com maior retorno financeiro aos coletores de matéria-prima, assim como aumentar a produção sem causar danos ambientais.

“O mapeamento dos atores envolvidos nas cadeias, suas respectivas formas de atuação, assim como os acordos de produção existentes nos ajudará a formular essas alternativas”, explica.

Etapas de pesquisa

Atualmente, os pesquisadores envolvidos estão aguardando a licença de pesquisa dos órgãos gestores das UCs onde será realizado o estudo – ICMBio e Ceuc . Já foi realizada uma série de entrevistas, em Manaus e Carauari, com instituições e pessoas com histórico de atuação no local. O objetivo é obter um panorama atualizado do arranjo organizacional, das atividades e dos estudos já realizados e, a partir daí, direcionar metodologias, análises das cadeias produtivas e propostas de segurança no trabalho. “Depois disso, será realizada uma oficina em Carauari com atores das cadeias produtivas desses produtos”, afirma Vianna.

Para os próximos passos, o pesquisador destaca o mapeamento dos processos existentes nas cadeias produtivas a fim de obter a situação atual do modo de produção, elaborado com entrevistas às instituições CODAEMJ, AMARU, ASPROC e CNS.

Além das entrevistas, a coleta de informações em campo durante as etapas de produção estudadas irá confirmar o resultado. Após mapeamento será quantificado o custo de produção das cadeias, onde serão avaliados: Coleta; Transporte para secadores; Secagem e armazenamento; Transporte para usina; Moagem e secagem na usina; Extração do óleo bruto; Carregamento e Transporte para Carauari; Transporte Final. Em cada processo serão quantificados: rendimento operacional (tempo necessário em horas por homem ou horas por máquina para execução da atividade); custo com mão-de-obra, insumos e aquisição de equipamentos; taxas e custos administrativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin