DOE AGORA

Idesam apoia recorde feminino de queda livre e faz programação em alusão ao Mês Mulher

Idesam apoia recorde feminino de queda livre e faz programação em alusão ao Mês Mulher

Neste mês de março, o Idesam promoveu ações para valorização das mulheres.  

Texto: Vanesa Brito/Idesam
Revisão: Larissa Mahall/Idesam
Foto: @cabecaskydive e batoque filmes

Apoiar, encorajar, cuidar. Essas ações foram lembradas durante o mês em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março em iniciativas promovidas pelo Idesam. Uma das iniciativas apoiadas foi o Recorde Feminino Brasileiro e Sulamericano de formação em queda livre 2023 de paraquedismo, que contou com a participação de mulheres paraquedistas de todo o Brasil, além de Argentina, Chile e Paraguai.     

O evento foi realizado no Centro Nacional de Paraquedismo em Boituva/São Paulo neste mês de março. As atletas superaram a marca de 2014, que foi de 34 paraquedistas, chegando ao número surpreendente de 48 mulheres numa mesma figura a 4 mil metros de altura.  

O Idesam deu o apoio com a oferta de kits para as mulheres participantes, com produtos da biodiversidade de empresas apoiadas pelas iniciativas de Produção Sustentável, marca Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e AMAZ Aceleradora de Impacto.  

Os encontros para os treinamentos de solo e no ar para desenvolver o maior número de atletas possíveis aconteceram desde julho de 2021.  Dentre as paraquedistas organizadoras, o projeto contou com coachs experientes na modalidade e detentoras de outros Recordes Brasileiros, Sulamericanos e Mundiais de Grandes Formações. 

“Nós estamos extremamente felizes com o resultado que alcançamos. A conquista desse recorde é uma forma de incentivar o crescimento de mulheres praticantes do esporte. Ter o Idesam com a gente, foi como ter um pedacinho da Amazônia e toda força da nossa floresta nos apoiando.” contou Érika Queiroz, uma das 7 paraquedistas brasileiras organizadoras e representante do Amazonas no evento. 

Grupo de mulheres paraquedistas recordistas. Foto: Batoque Filmes

Café das Manas 

Outra atividade que movimentou o Idesam neste mês de março foi o “Café das Manas”, realizado no último dia 8. A especialista em recursos humanos, Izabel Amarante, conta como o encontro foi importante para promover união e partilha de histórias entre as mulheres idesânicas. 

“Nós já temos o objetivo de fazer uma ação por mês que demonstre o cuidado com o colaborador. O ‘Café das Manas’ não foi diferente, nós pensamos (Diretoria Executiva e RH) em um formato de roda de conversa, onde elas pudessem ouvir as colaboradoras, se ouvirem e também ouvirem um pouco das trajetórias e, principalmente, acolher aquelas que eram de outros municípios, em que o Idesam atua”, afirmou.  

Izabel Amarante destacou ainda que as ações de valorização do público feminino do Idesam não ocorrem apenas durante o mês de março. O objetivo é promover a valorização em todos os dias e meses do ano. A ação do Café das Manas contou ainda com conscientização sobre o trabalho da irmã Dorothy Stang, ativista que se tornou um dos símbolos da luta pela defesa da Amazônia e dá nome a uma das salas de reuniões do instituto. Além disso, houve o apoio da Amazônia Agroflorestal na roda de conversa com o Café Apuí Agroflorestal.  

Atualmente, o Idesam conta com um time de colaboradoras mulheres que equivalem a 64% do total de profissionais contratados e consultores do instituto, sendo que 60% ocupam cargos de liderança. Para Izabel Amarante, esse indicador demonstra o apoio da Oscip ao público feminino, tanto na valorização das contratações deste grupo como no suporte no ambiente de trabalho.  

“Ter mulheres que entendem seu papel, que estão em cargos de liderança, é muito importante. É claro que o fato de nós termos mulheres se sobressaindo, não significa que nós não olhemos também para os homens. Falamos sobre o histórico de mulheres no Idesam, de mulheres na liderança e nós trouxemos isso para a roda de conversa. Todas elas falaram um pouco de si também, falamos sobre a irmã Dorothy para homenagear como sendo uma das nossas salas de reunião. E nós deixamos esse canal aberto entre todas nós, para ficarem atentas aos sinais, se perceberem alguma coisa, que a gente pode se aproximar e chegar para conversar uma com a outra”, concluiu.  

“Café das Manas” – parte do grupo das mulheres que participaram do evento

Sobre o Idesam 

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Até o momento, os indicadores são de 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319. 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin