DOE AGORA

Idesam participa do “Oslo REDD Exchange”

Idesam participa do “Oslo REDD Exchange”

A coordenadora do Programa de Mudanças Climáticas do Idesam, Mariana Pavan, esteve presente no “Oslo REDD Exchange”, realizado entre os dias 23 e 24 de junho na capital da Noruega. O evento reuniu diversas instituições de todo o mundo com o objetivo de discutir questões relacionadas à REDD+. Organizado pela Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas (NICFI) e a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD), o foco da reunião foi discutir e intercambiar experiências e lições aprendidas a partir das diversas iniciativas atuais de REDD+, bem como seus desafios e panorama futuro.

Foram apresentadas iniciativas e experiências de diversas instituições governamentais e não governamentais tanto de países que financiam atividades de REDD+, como a própria Noruega, e de países que estão implementando estas atividades, como Brasil, Indonésia e outros. As discussões aconteceram em quatro painéis temáticos que trataram dos temas de salvaguardas e vetores de desmatamento e degradação florestal, bem como os desafios na garantia de participação efetiva de povos indígenas e comunidades tradicionais em REDD+ e no desenvolvimento de políticas nacionais eficientes e efetivas.

Segundo Mariana, o encontro possibilitou ter acesso a visões bastante diversas sobre REDD+, tanto de órgãos como o Banco Mundial quanto de representações indígenas, setor privado e governos. “No entanto, é necessário garantir que sejam também melhor explorados casos concretos de REDD+ em andamento nos países em desenvolvimento, pois eles mostram que, apesar dos desafios, REDD+ já é uma realidade que está gerando não apenas reduções de emissões reais, mas também diversas lições aprendidas que podem ser compartilhadas e replicadas em outros locais”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin