DOE AGORA

II Seminário Manejar visa difundir experiências na floresta amazônica

II Seminário Manejar visa difundir experiências na floresta amazônica

Evento será realizado de forma totalmente online por meio do canal do Idesam no youtube.

 

Divulgação

 

Com o objetivo de difundir experiências e soluções para os desafios da geração de renda por meio de produtos da floresta amazônica, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Idesam) realizará a segunda edição do Seminário de Produção Florestal Familiar e Comunitária do Amazonas (Seminário Manejar II). O evento será realizado totalmente online por meio do canal do Idesam no youtube, nos dias 14 e 15 de setembro, a partir das 9h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.manejar.org.br. 

    O Seminário Manejar II vai marcar o encerramento do projeto “Cidades Florestais”, que o Idesam desenvolve com apoio do Fundo Amazônia/BNDES. O projeto começou em 2018 visando fortalecer o manejo florestal familiar e comunitário no Amazonas, com apoio à produção sustentável e comercialização de produtos amazônicos.

Durante o Seminário serão apresentados os resultados dos trabalhos do “Cidades Florestais”, abrindo espaço para conversas sobre o desenvolvimento do projeto, metodologias de avaliação do projeto, inovações criadas, dificuldades encontradas e conclusões sobre os trabalhos olhando para o futuro da economia na Amazônia.

O gerente do Programa Manejo e Tecnologias Florestais do Idesam, André Vianna, explica que o seminário encerra um ciclo de três anos de trabalho com a estruturação de cadeias produtivas sustentáveis de organizações sociais do Amazonas.

“O Projeto Cidades Florestais, apoiado pelo Fundo Amazônia/BNDES, atuou junto a 16 organizações sociais em dez municípios do estado. Durante esse período foram construídas usinas de óleos vegetais, licenciados planos de manejo florestais, foram estruturadas cadeias produtivas e realizadas ações de assessoria técnica e de gestão”, afirma. 

A expectativa de André é que o seminário seja um bom incentivo para a população e as empresas. “Esperamos a partir do Seminário Manejar II demonstrar soluções para o desenvolvimento do interior do Amazonas a partir de atividades sustentáveis e ao mesmo tempo, indicar necessidades de políticas públicas e possibilidades de conexões entre empresa, setor público e organizações sociais”, finaliza. 

 

Projeto Cidades Florestais

Iniciado em 2018, o Cidades Florestais tem como propósito promover a economia florestal de municípios do interior do Amazonas. Por meio do fomento a cadeias produtivas florestais, madeireiras e de óleos vegetais, a iniciativa tem beneficiado comunidades em 09 municípios do Amazonas. As ações do projeto são desenvolvidas pelo Idesam, com apoio do Fundo Amazônia/BNDES. Atualmente, 13 organizações sociais participam ativamente das ações, que incluem a implantação de plataforma digital e aplicativo de apoio à gestão da produção comunitária. 

Entre as iniciativas planejadas e realizadas pelo Cidades Florestais estão a aquisição de novos equipamentos e maquinários para a atividade florestal, instalação de uma Rede de Óleos da Amazônia, incluindo a construção de duas novas mini usinas de extração de óleos vegetais, com apoio estrutural e gerencial a outras três usinas já existentes. Para saber mais, acesse idesam.org/cidades-florestais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin