DOE AGORA

RDS do Uatumã é a terceira UC do Amazonas a implementar ProBUC

RDS do Uatumã é a terceira UC do Amazonas a implementar ProBUC

O Programa de Monitoramento da Biodiversidade e do Uso de Recursos Naturais em Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas (ProBUC), coordenado pelo Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC/SDS) inicia a implementação de todos os componentes na RDS do Uatumã após um ano de planejamento e adaptação da proposta à realidade da Reserva. Implantado como um programa pioneiro de monitoramento participativo na RDS de Uacari em 2006, o ProBUC vem sendo estabelecido de forma adaptativa à realidade de outras UCs, como o Parque Estadual (PAREST) Rio Negro Setor Norte em 2009 e a RDS do Uatumã em 2010, que tornou-se a terceira UC do Amazonas a receber o ProBUC, neste caso em parceria com o Idesam e o CPPQA (Centro de Preservação e Pesquisa de Quelônios Aquáticos) da Eletrobrás Amazonas Energia.

Estruturação do ProBUC na RDS do Uatumã

O ProBUC é um programa participativo, no qual o envolvimento dos comunitários vai além da capacitação para coleta de dados sobre a biodiversidade e o uso de recursos naturais, sendo envolvidos e estimulados a participar em todos os processos, desde o planejamento à avaliação dos resultados. Com o foco nas ameaças, o monitoramento realizado pelo programa busca compreender o status da biodiversidade e uso de recursos das comunidades da UC para planejar medidas mitigadoras e preventivas que subsidiem as ações previstas no Plano de Gestão, visando assegurar a conservação e integridade das UCs.

A estruturação do ProBUC na RDS do Uatumã iniciou-se com o planejamento e sistematização da proposta de monitoramento, no primeiro semestre de 2009. Esta etapa consistiu no levantamento de informações e estruturação de uma proposta inicial adaptada à realidade da reserva, mas que necessitava da participação comunitária. Por meio de sensibilização e mobilização comunitária, o ProBUC lapidou uma proposta conjunta e integrada com as contribuições dos moradores da UC. Mediante essa proposta conjunta para a RDS do Uatumã, foi realizado em março de 2010 o curso de capacitação de monitores da biodiversidade do ProBUC, que contou com a participação de 33 comunitários, capacitados para atuar em quatro componentes de monitoramento: 1. Fauna cinegética (i.e., de interesse de caça), 2. Quelônios aquáticos, 3. Uso de recursos naturais (recenseamento) e 4. Trânsito de embarcações.

A implementação final do Programa foi a instalação em agosto de 2010 de um sistema de 13 transectos lineares com 4 km de comprimento, alocados em microbacias distintas de terra firme, para o monitoramento de fauna na RDS do Uatumã. Dessa forma, desde o mês passado, o ProBUC conta com a participação de 35 monitores no Uatumã: 9 de fauna cinegética, 15 de praia, 9 recenseadores e 2 de trânsito de embarcações. Os monitores de praia são apoiados pelo ProBUC e pelo CPPQA.

O ProBUC seguirá na RDS do Uatumã com a manutenção das atividades com a troca de equipamentos, esclarecimento de dúvidas junto aos monitores e comunitários, e brevemente de forma conjunta: a equipe técnica e monitores da biodiversidade se juntarão em uma oficina de avaliação (aplicando ferramentas de gestão como o ciclo da PDCA) para discussão dos resultados e avaliação do Programa na UC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin