DOE AGORA

Segunda edição do FIINSA reuniu quase 600 pessoas em Manaus para debater investimentos de impacto e negócios sustentáveis na Amazônia

Segunda edição do FIINSA reuniu quase 600 pessoas em Manaus para debater investimentos de impacto e negócios sustentáveis na Amazônia

O público mais do que dobrou em relação à primeira edição do Festival, realizada em 2018.

Com informações da assessoria

Realizado nos dias 29 e 30 de novembro, o 2º FIINSA (Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia) reuniu empreendedores, investidores, organizações da sociedade civil e outros atores que atuam para o desenvolvimento de uma economia mais sustentável para a região, que valoriza a floresta em pé e gera renda para as populações.

Realizado pelo Idesam e pelo Impact Hub Manaus, o evento trouxe, em dois dias de programação, 29 painéis, 4 oficinas e uma sessão de pitch, onde negócios selecionados pela AMAZ aceleradora de impacto apresentaram seus negócios a investidores. Ao todo, participaram do FIINSA 572 pessoas e 134 painelistas. O público mais do que dobrou em relação à primeira edição do Festival, realizada em 2018.

58% do público participante veio de Manaus, seguido por cerca de 13% de São Paulo. Havia participantes também de Belém, Rio Branco, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis e Piracicaba. Um dos objetivos do evento foi promover o debate sobre soluções para a Amazônia na própria região. Muitos eventos deste tipo acontecem no sudeste do país, e o FIINSA mudou o eixo de localização e proporcionou conexões com a diversidade amazônica e suas particularidades. O evento trouxe, além do conteúdo gerado pelos debates nos painéis, oportunidades de encontro e de negócios para os participantes.

“Essa segunda edição do FIINSA cumpriu seu papel e nos surpreendeu com a quantidade de público e com a qualidade dos debates promovidos ao longo desses dois dias. Foram muitas conexões, contato direto com empreendedores e empreendedoras que atuam na Amazônia sob a lógica de manter a floresta em pé, com produtos e serviços que essa economia já gera. Os resultados são a consolidação de recomendações estratégicas para fortalecer o ecossistema de negócios de impacto na região amazônica”, analisa Mariano Cenamo, diretor de novos negócios do Idesam e CEO da AMAZ aceleradora de impacto.

Cenamo destaca a importância dessa agenda não só para a Amazônia, mas para o Brasil, à medida que o país assumiu compromissos fortes na redução de emissões na COP27 do Clima, e o fomento e a estruturação do ecossistema de impacto é muito importante para a consolidação desses resultados:

“Não é possível atingir esses compromissos se não construirmos uma economia que a região precisa, para promover prosperidade e desenvolvimento com a conservação de florestas e a redução de desigualdades. O FIINSA pode ser considerado um pontapé inicial, um centro de ebulição intelectual em torno das soluções que precisamos construir para trilhar esse caminho. Além disso, na prática, promovemos conexões muito fortes e buscamos inspirar uma geração de empreendedores presentes ao Festival, por meio de exemplos que já estão sendo consolidados por empreendimentos de impacto na região.”

Juliana Teles, do Impact Hub Manaus, avalia que o FIINSA foi também um espaço para que pessoas que atuam no desenvolvimento desses negócios se encontrassem e se reencontrassem, já que foi o primeiro grande evento pós-pandemia. A segunda edição do Festival estava programada para 2020 e só agora pode se concretizar em função da melhoria das condições sanitárias trazidas pela covid-19 ao país.

“Tivemos muito conteúdo, mas também muita celebração. O FIINSA já se consolida como o maior ponto de encontro de empreendedores e investidores, organizações de suporte como incubadoras, aceleradoras, universidades, ONGs e até mesmo órgãos de governo e organizações de fomento para discutir os desafios e as oportunidades para o fortalecimento do ecossistema de negócios da região. O papel do Festival é justamente esse, de traçar os caminhos, o mapa para a consolidação desse cenário”, avalia Juliana.

Conteúdos e conexões

Durante a segunda edição do FIINSA foram debatidos temas em cinco trilhas: Estruturando o ecossistema; Financiamento e acesso a capital; Pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I); Comunidades; e Desafios do empreendedorismo.

Lideranças indígenas e ribeirinhas, empreendedores, investidores, grandes empresas, academia e organizações da sociedade civil debateram, lado a lado, temas como contextos e futuros amazônicos, modalidades de financiamento para negócios de impacto, investimento em pesquisa e desenvolvimento, estruturação de cadeias produtivas, acesso a mercados, grandes marcas como aliadas na valorização da floresta e de povos tradicionais, comunidades, turismo de base comunitária e indo até restauração florestal, mercado de carbono, Web 3.0, grandes empresas e ESG, negócios comunitários, o papel de incubadoras e aceleradoras, dentre outros.

Todos os espaços do FIINSA foram pensados para estimular as conexões, desde a área destinada à alimentação e ao descanso, com redário e mesas coletivas, até o local onde foram servidos os cafés ao longo do dia. Produtos amazônicos sustentáveis de mais de 40 negócios participaram do mercado amazônico, que movimentou mais de R$ 45 mil em vendas diretas.

Essa ‘arquitetura’ do evento favoreceu os encontros entre os diversos atores participantes, proporcionando espaço muito propício à troca e até mesmo à realização de negócios.

A próxima edição do FIINSA, prevista para 2024, deverá ter o mesmo espírito: conectar toda essa diversidade de atores que pensam, fomentam e agem para colocar em marcha um desenvolvimento mais sustentável para a Amazônia.

Realizado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia) e pelo Impact Hub Manaus, o 2º FIINSA foi correalizado pela AMAZ aceleradora de impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Uma Concertação pela Amazônia. Teve patrocínio do Fundo Vale, Instituto Clima & Sociedade (iCS), Partnerships For Forests, Uk Government, Amazon Investor Coalition, Fundo JBS pela Amazônia, Americanas S.A, SAP, Instituto Sabin, GBR, Coca-Cola Brasil, Swarivski, MJV, GIZ Cooperação Alemã e Marjom, além do apoio de vários parceiros como Jornada Amazônia, Parceiros pela Amazônia e Rede Amazônica. Para mais informações acesse www.fiinsa.org.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin