DOE AGORA

Técnicos realizam monitoramento em propriedades rurais de Apuí

Técnicos realizam monitoramento em propriedades rurais de Apuí

Por Priscila Rabassa

O Idesam realizou, nas últimas semanas, visitas às três Unidades de Observação de Café BRS Ouro Preto implantadas no início deste ano em parceria com a Embrapa Rondônia. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento das plantas de café.

De acordo com o Técnico em Agropecuária do Idesam, Geovani Machado, as UO se encontram em bom estado de desenvolvimento o que contribuirá para a colheita de um café de alta qualidade.

“As plantas estão se adaptando perfeitamente bem ao clima e ao solo da região, como era esperado. Porém, as visitas são fundamentais não só para acompanhar a evolução das UO como para manter o diálogo com os produtores, dando dicas de como melhorar a área de plantio, o processo de colheita e pós-colheita, processo fundamental para produzir produtos qualificados”.

cafezal Mario Saturnino

Além das visitas nas UO, a equipe realizou o monitoramento de pragas e doenças em outras 16 propriedades, das 28 inscritas no Projeto Café. Durante as visitas, os técnicos do Idesam aproveitaram para orientar os produtores sobre o trato com as culturas, técnicas de poda, aplicação de biofertilizante e manutenção das armadilhas de brocas, além de verificar a construção dos terreiros suspensos que serão utilizados para a secagem do grão.

Para o técnico, o constante monitoramento permite ao produtor acompanhar a situação do cafezal e identificar qualquer problema ainda em fase inicial, evitando gastos ou perdas desnecessários.

“O acompanhamento junto ao produtor é uma forma eficaz de avaliarmos o desenvolvimento da lavoura cafeeira e propor soluções rápidas se algum problema for diagnosticado”, afirma Machado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin