DOE AGORA

Temporada de pesca esportiva está aberta na RDS do Uatumã

Temporada de pesca esportiva está aberta na RDS do Uatumã

Por Larissa Mahall

Através de oficinas ocorridas em várias comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, a associação de moradores da comunidade, em parceria com o Idesam, divulgaram as regras da pesca esportiva na reserva para este ano. A temporada do esporte estará aberta até 15 de dezembro e deve atrair turistas locais e de outros países.

Todas as embarcações devem ser identificadas pelos postos de vigilância, localizados nas duas entradas da UC (via Balbina e via Itapiranga). O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) já está realizando as autorizações para a atividade na região.

>> Regras para a pesca esportiva na RDS do Uatumã (atualização 2015)

“O ordenamento do esporte tem avançado, com participação dos moradores e demais atores envolvidos. A Associação Mãe, gestora do turismo da reserva tem dialogado com os setores interessados na pesca e com os moradores, assim a atividade é planejada em conjunto”, aponta o diretor executivo do Idesam, Carlos Gabriel Koury.

A discussão anual das regras para a pesca esportiva na RDS do Uatumã é resultado do Plano de Gestão e Uso Público da unidade, elaborado em 2010 pelo Idesam, que considerou o dinamismo da comunidade frente à pesca esportiva.

“O documento previu no zoneamento aquático da unidade a necessidade de discutir anualmente as regras, envolvendo os atores na construção conjunta do planejamento da prática pesqueira no local”, reforça Koury.

O acompanhamento e monitoramento são de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, Associação Mãe, Agentes Ambientais Voluntários (AAVs) e Idesam, com fiscalização do Ipaam.

>> Conheça a RDS do Uatumã

Como chegar

O acesso à Reserva é realizado parte por estradas, parte por lanchas/barcos. Para saída de Manaus, as duas opções são:

Via Vila de Balbina – Presidente Figueiredo: acessando a BR-174 (Manaus–Boa Vista) até a AM-240 (ramal da Morena) chegando na Vila de Balbina.

Via Itapiranga – acessando a AM-010 (Manaus-Itacoatiara) até o KM-224, onde se localiza a confluência com a AM-363 (Estrada da Várzea), percorrendo os 111 km da mesma até o município de Itapiranga.

Para maiores informações sobre o turismo na região:

Associação das Comunidades da RDS do Uatumã:
(92) 994-579-407 – Iracy Cleide – presidente
(92) 991-917-895 – José Monteiro, o “Papa”

Gerente da RDS do Uatumã (Sema Amazonas):
(92) 9129-2241 – Cristiano Gonçalves
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin