DOE AGORA

Idesam promove debate sobre Mudanças Climáticas no Amazonas

content image
Idesam promove debate sobre Mudanças Climáticas no Amazonas

Comunicação Idesam

Promover o diálogo entre diversos setores da sociedade em prol do Meio Ambiente e sua valorização no Amazonas: é este o objetivo do evento “Mudanças Climáticas: O que você tem a ver com isso?”, a ser realizado no próximo dia 7 de novembro (quinta-feira) no Espaço Thiago de Mello da livraria Saraiva Megastore (Manauara Shopping).

O evento é organizado pelo Idesam, organização não governamental do Amazonas que desenvolve projetos de mitigação às Mudanças Climáticas e conta com  a participação de representantes do governo, sociedade civil e setor privado.

Representante da sociedade civil, Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas da Amazônia – antigo Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) – também estará presente no debate. Manoel trabalhou desde a infância como seringueiro e sempre buscou melhorias para a sua comunidade até assumir a presidência da entidade. Hoje participa de várias discussões nacionais e internacionais que tratam da temática Mudanças Climáticas.

Quem representará o governo é o coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas (Ceclima), Luis Piva. O empresário Denis Minev, diretor financeiro dos grupos Bemol e Fogás, também participa do evento, mostrando a visão do setor privado sobre o tema. O setor privado é considerado por muitos como uma nova oportunidade para os mecanismos de mitigação de mudanças climáticas, muito em razão da falta de resultados das ações de governos nacionais e subnacionais.

Durante muito tempo esse setor ficou alheio a questões ambientais, mas tem pouco a pouco mostrado uma maior preocupação, inclusive com uma crescente demanda de investidores e acionistas que desejam saber como as empresas estão tratando o tema. Para cumprir essas novas demandas, as organizações precisam adaptar seus processos e modelos de gestão, buscando a incorporação desses fatores.

O público também terá a oportunidade de participar, através de perguntas e provocações aos debatedores. O evento é realizado em comemoração ao Dia da Floresta e do Clima (7 de novembro), criado em 2007, pela Lei Estadual de Mudanças Climáticas do Amazonas.

Popularização de temas ambientais

De acordo com o secretário executivo do Idesam, Carlos Koury, que será um dos participantes do evento, a proposta é levar o tema Mudanças Climáticas para fora dos círculos de especialistas e entidades que já atuam intensivamente na área. “O desafio é alcançar pessoas que se interessam sobre o tema, mas não encontram meios de participar dos debates e decisões”, destaca.

“As questões climáticas estão diretamente integradas ao nosso dia-a-dia. Saber como nossas escolhas diárias a influenciam pode ser chave para o destino do planeta”, diz Koury.

FLYER IDESAM - LADOS A e B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin