DOE AGORA

A faísca que falta para o ecossistema de startups amazônicas

A faísca que falta para o ecossistema de startups amazônicas

Para garantir equilíbrio e prosperidade em um ecossistema natural, é fundamental que existam relações de cooperação entre os diversos elos da cadeia – e isso também vale para o mundo dos negócios

Por Mariano Cenamo, publicado originalmente na Capital Reset
Imagem: Arquivo Idesam

A relação com investidores, que na maioria das vezes se inicia dentro da própria família ou no círculo de amigos. A falta de capital, que geralmente é superada com jornadas de trabalho dobrado, virando noites para colocar o negócio de pé. A recompensa geralmente vem com a missão cumprida, nos sorrisos de uma comunidade impactada ou à sombra de uma agrofloresta plantada para produzir alimentos.

Mas uma parte dessa equação costuma ser deixada de lado nas narrativas de muitos negócios de impacto: o fundamental papel do ecossistema de apoio a essas empresas.

Ele é composto por fundações e institutos filantrópicos, governos e organizações do terceiro setor, universidades e incubadoras tecnológicas, aceleradoras e investidores, veículos de comunicação e diversas empresas especializadas, como escritórios de advocacia, agências de comunicação e marketing, consultorias em contabilidade, empresas de logística e transporte, entre outras, que se dedicam a semear e sustentar o ecossistema.

Um grupo em especial se dedica a planejar e apoiar a jornada inicial de crescimento dos negócios, ajudando os empreendedores a compreender e priorizar suas necessidades, incubar ideias e projetos iniciais, acelerar o desenvolvimento de produtos, desenvolver matrizes de impacto e se preparar para abordar investidores e fazer pontes com o mercado.

São os chamados dinamizadores, geralmente incubadoras e aceleradoras, que proliferam cada vez mais nas regiões mais estratégicas do país. Eles ajudam os empreendedores a pensar seus negócios e, muitas vezes, a enxergar novas possibilidades para aumentar o impacto socioambiental de seu produto e o valor de sua empresa para a sociedade.

Para ler o coluna na íntegra, acesse https://www.capitalreset.com/colunas/a-faisca-que-falta-para-o-ecossistema-de-startups-amazonicas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin