DOE AGORA

Palestra busca promover concessões florestais em Apuí

content image
Palestra busca promover concessões florestais em Apuí

Por Priscila Rabassa

No dia 9 de agosto, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Apuí, por meio de sua Câmara Técnica Florestal, realizou, na Câmara de Vereadores do Município, uma palestra sobre a implantação de Concessões Florestais no Amazonas.

Com o apoio do WWF-Brasil e Idesam, o evento reuniu representantes do poder público, trabalhadores e empresários da área, lideranças comunitárias e estudantes com o objetivo de apresentar as definições, histórico e possíveis propostas para implantar as concessões florestais no estado.

“A concessão florestal é uma das formas de gerir florestas públicas no Brasil. Através desta ferramenta, o governo, por meio de licitações, cede a uma empresa ou organização social o direito de explorar comercialmente produtos e serviços de uma floresta pública”, explica o engenheiro florestal do Idesam, André Vianna.

Vianna – que foi um dos palestrantes do evento – destaca que o tema apresentado foi sugerido pelos membros da CT Florestas, visto que em Apuí há limitações de acesso a áreas com documento fundiário, o que dificulta a realização de manejo florestal. “A realização de concessões florestais no município se caracteriza como uma importante estratégia para desenvolver o setor florestal em Apuí”, conclui.

O evento contou ainda com a participação do Sebrae e da Associação dos Moveleiros de Novo Aripuanã, representada por Dernislon Frutuoso.

Durante a troca de experiências, Frutuoso descreveu o processo de organização do setor florestal no município vizinho de Novo Aripuanã. “Essa experiência será  importante para as instituições de Apuí interessadas em participar das concessões”, destaca Vianna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin