Palestra busca promover concessões florestais em Apuí

content image
Palestra busca promover concessões florestais em Apuí

[:pt]Por Priscila Rabassa

No dia 9 de agosto, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Apuí, por meio de sua Câmara Técnica Florestal, realizou, na Câmara de Vereadores do Município, uma palestra sobre a implantação de Concessões Florestais no Amazonas.

Com o apoio do WWF-Brasil e Idesam, o evento reuniu representantes do poder público, trabalhadores e empresários da área, lideranças comunitárias e estudantes com o objetivo de apresentar as definições, histórico e possíveis propostas para implantar as concessões florestais no estado.

“A concessão florestal é uma das formas de gerir florestas públicas no Brasil. Através desta ferramenta, o governo, por meio de licitações, cede a uma empresa ou organização social o direito de explorar comercialmente produtos e serviços de uma floresta pública”, explica o engenheiro florestal do Idesam, André Vianna.

Vianna – que foi um dos palestrantes do evento – destaca que o tema apresentado foi sugerido pelos membros da CT Florestas, visto que em Apuí há limitações de acesso a áreas com documento fundiário, o que dificulta a realização de manejo florestal. “A realização de concessões florestais no município se caracteriza como uma importante estratégia para desenvolver o setor florestal em Apuí”, conclui.

O evento contou ainda com a participação do Sebrae e da Associação dos Moveleiros de Novo Aripuanã, representada por Dernislon Frutuoso.

Durante a troca de experiências, Frutuoso descreveu o processo de organização do setor florestal no município vizinho de Novo Aripuanã. “Essa experiência será  importante para as instituições de Apuí interessadas em participar das concessões”, destaca Vianna.

[:]