DOE AGORA

9ª Exposição Agropecuária de Matupi movimenta agronegócio local

content image
9ª Exposição Agropecuária de Matupi movimenta agronegócio local

Agronegócio, rodeio e shows contemplaram a programação que é realizada anualmente no distrito de Santo Antônio do Matupi, localizado na rodovia Transamazônica, no ‘KM 180’ da BR-230, região sul do município de Manicoré

Por Priscila Rabassa

A 9ª edição da Exposição Agropecuária de Matupi – Expomat, que aconteceu de 14 a 17 de julho, no Parque de Exposições Amadeu Rodrigues Vidal, movimentou o agronegócio na região.
Considerado um dos eventos mais importantes do município, a Expomat é promovida pela Associação dos Produtores Rurais e Pecuaristas de Matupí (Aspromat) e tem como principais objetivos fomentar negócios, divulgar tecnologias para o setor agropecuário e oferecer entretenimento à população.

A edição deste ano teve várias atrações e começou com a tradicional Cavalgada, que atravessou a cidade até o Parque de Exposições, e prosseguiu com a prova de laço, concursos para encontrar as melhores raças de animais, leilões, shows musicais além, é claro, da escolha da Rainha do Rodeio 2016.

Parceiros na ação, Idesam e Incra estiveram presentes com a exposição dos serviços realizados por meio do Projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária – Ates, desenvolvido desde 2014, envolvendo apoio à produção e organização social, além de difundir informações e orientação para os novos modelos de pecuária sustentável que se iniciam no município.

“Estamos trabalhando para fortalecer o homem do campo, valorizando sua produção através da inclusão dos produtos em eventos de destaque como a Expomat, por exemplo, onde muitos investidores e empresários circulam esta época na cidade”, afirma a médica veterinária do Idesam, Ana Paula Rezende.

No estande do Idesam foram expostos as atividades e tecnologias do campo desenvolvidas na região, assim como produtos gerados da fruticultura e horticultura dos produtores que voltaram a investir mais na produção após o início do Projeto Ates.

A criação da Feira da Agricultura Familiar de Matupí, idealizada pelo Idesam e Incra, foi o ponto inicial para motivar os produtores a produzirem mais novamente, tornando-se um espaço destinado à divulgação e comercialização dos alimentos da agricultura familiar, movimentando a economia no município.

>> Idesam realiza primeira feira de agricultores no Matupi

“Temos orgulho de dizer que nosso trabalho incentivou os produtores locais a investirem na agricultura sustentável e a participarem da Feira, que antes era esporádica e agora passou a ser quinzenal devido à boa receptividade da comunidade que vem valorizando a produção local”, afirma Rezende.

Para fortalecer o movimento, os produtores se organizaram e criaram a Associação dos Feirantes da Agricultura Familiar de Matupi (Afemat) que estiveram juntos com Idesam e Incra na Expomat, expondo produtos como frutas, legumes, verduras, carnes, ovos, queijos, bolos, doces e artesanatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin