DOE AGORA

Campo Sustentável abre oportunidade na área de avaliação técnica de projetos

content image
Campo Sustentável abre oportunidade na área de avaliação técnica de projetos

Baseado em Tocantins, o projeto busca reduzir os impactos da pecuária no meio ambiente

Por Comunicação Idesam
Foto: Senar Nacional

O programa Campo Sustentável, que promove a implantação de módulos do sistema Integração de Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) como alternativa para criação de gado de maneira sustentável, lança uma oportunidade de trabalho na iniciativa. Aberto para pessoa física ou jurídica, o processo de seleção exige experiência em avaliação técnica de projetos relacionados a produção rural sustentável, com prazo final para envio das propostas até 25 de março.

A pessoa contratada irá realizar a avaliação final do Programa Campo Sustentável, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (SEMARH), em parceria com o Idesam. Até o final de 2019, o programa realizou o plantio de mudas nativas em três escolas agrícolas e duas fazendas no Tocantins, representando 74 hectares ao todo que receberam a ação do projeto.

A avaliação deverá analisar e gerar informações quanto a eficiência, consistência, eficácia e impacto das ações realizadas no âmbito do Programa Campo Sustentável. Adicionalmente, espera-se que a avaliação tenha um caráter formativo, buscando sistematizar as lições aprendidas alcançadas ao longo da implementação do projeto.

Para saber mais sobre como enviar a proposta para participar do processo, acesse o Termo de Referência (TDR) da oportunidade.

Campo sustentável

Campo Sustentável é um projeto de resultados a longo prazo que visa reduzir o desmatamento provocado pela pecuária  e recuperar áreas de degradação. A finalidade é restaurar e aumentar a produtividade em áreas que foram degradadas diversificando a renda. No início deste ano foram colhidas 50 toneladas de sorgo forrageiro para selagem em uma área de 25 hectares, uma produção acima do esperado por conta do manejo adotado.

A fazenda Guará localizada no município de Aliança do Tocantins foi a primeira propriedade a receber o projeto. As fazendas Dois Irmãos e Laço de Ouro, localizadas no município de Pium e Almas respectivamente já começaram a receber as primeiras atividades para implantação do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin