DOE AGORA

Educação Ambiental: Conhecendo a produção de leite de Apuí

content image
Educação Ambiental: Conhecendo a produção de leite de Apuí

Por Vanilse Constante

Na manhã da última sexta-feira (19/05), os alunos do 7° ano da Escola Estadual Amazonino Mendes tiveram uma aula um pouco diferente do convencional. Por iniciativa das professoras Vera e Pollyana, e com o apoio da pedagoga Jandira Bandeira, os jovens visitaram a propriedade rural Vale do Paraiso que produz o ‘Leite do Vale’.

A Vale do Paraíso fica localizada na vicinal Campo Grande, a apenas 5 km de distância da sede do município de Apuí. Atualmente, a fazenda possui dois sistemas intensivos de pecuária de leite em piquetes (implementadas com apoio do Idesam) e também possui um SAF (Sistema Agroflorestal) com espécies perenes, semi-perenes e culturas anuais.

Além disso, a fazenda trabalha com tecnologia de ponta na ordenha dos animais e possui uma APP (Área de Proteção Permanente) em processo de recuperação, com espécies florestais e frutíferas, como açaí, jenipapo, mogno e outras.

Os alunos – recebidos com a maior satisfação pelo produtor Adelário Ronnau – tiveram a oportunidade de conhecer todas essas atividades.

Adelário fez questão de convidar todos os técnicos que atuam na sua propriedade para enfatizar a importância da equipe nas atividades desenvolvidas.

A equipe que apoia as atividades sustentáveis na Vale do Paraíso vai muito além dos próprios funcionários da fazenda, ela também é composta por Idam – com a técnica Mari Cristina e o agrônomo Carlos Ueda –Idesam, com Melk Alcântara, Aparecida Sardinha e Vanilse Constante – e também outras empresas, como a Semente Facholi e Potensal,  representada por Vando Aquino. Todos contribuíram com a atividade, seja na organização ou no repasse de informações aos alunos.

No final da ação, o proprietário enfatizou a importância da presença dos técnicos na condução da propriedade para o funcionamento das atividades.

O dia de campo também contou com a presença do viveirista Dalcir Saatkamp, do Viveiro Santa Luzia, que relatou um pouco de sua trajetória e motivou os jovens a seguir em frente. “O futuro de Apuí esta nas mãos destes alunos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin