DOE AGORA

Estande do Idesam na FCA fala sobre esportes de natureza

content image
Estande do Idesam na FCA fala sobre esportes de natureza

Comunicação Idesam

Nos dias 27 e 28 de novembro, durante a 1ª Feira de Ciências da Amazônia (FCA), o Idesam participou como expositor, trazendo o tema “Esportes e Meio Ambiente, o potencial do Amazonas“. Além de mostrar a importância da realização dos esportes de natureza como alternativa sustentável na geração de renda da capital e do interior do Estado, o estande também mostrou algumas modalidades e suas possibilidades no Amazonas.

Os esportes de Natureza são uma importante oportunidade para o uso público de Unidades de Conservação do nosso Estado. Além de promover atividades sustentáveis do ponto de vista ambiental, essa categoria tem grande potencial na geração de renda para comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Mas essas atividades ainda são uma realidade para poucos e concentram-se apenas na capital do Estado. Com um planejamento adequado e investimento (principalmente através de parcerias entre governo e iniciativa privada), é possível desenvolver esse setor nos demais municípios do Amazonas, movimentando a economia e gerando riqueza para o interior do Estado.

Uso Público – O Plano de Uso Público (PUP) é um planejamento ordenado das ações a serem implementadas em uma UC. Ele é fundamental para garantir a preservação dos recursos naturais nela existentes, bem como a consecução dos benefícios indiretos de ordem ecológica, econômica, científica e social dela advindos. As atividades podem ser turísticas, recreativas, esportivas, culturais e educacionais. No plano são apresentadas as estratégias de implantação dessas atividades, dada a relevância ambiental, o contexto social e as práticas já existentes no local.

Além da exposição, o Idesam também levou ao evento uma proposta de mobilização envolvendo os visitantes do estande. O objetivo é incentivar o surgimento de iniciativas voltadas para o Turismo de Base Comunitária e Esportes de Aventura no Amazonas, considerando o potencial do Estado.

Confira as fotos da ação no Facebook do Idesam.

Feira de Ciências da Amazônia – O evento, em sua primeira edição, trouxe uma exposição com trabalhos e projetos de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas, que apresentarão seus programas, projetos, ações e outras atividades ligadas às áreas de educação, entretenimento, qualidade de vida, Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

O evento foi destinado a alunos do ensino fundamental e médio, assim como estudantes de cursos técnicos e demais interessados. A organização está sob a responsabilidade da Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e da Ufam, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e parcerias do Programa Ciência na Escola (PCE) e Humanitary Foundation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin