DOE AGORA

Feira Literária de Goiás neutraliza emissões com reflorestamento no Uatumã

content image
Feira Literária de Goiás neutraliza emissões com reflorestamento no Uatumã

Mais do que se transformar na capital da literatura brasileira durante uma semana, a pequena Pirenópolis (no interior do estado de Goiás) pretende fazer isso de maneira sustentável. A cidade sedia, entre os dias 27 de maio e 1º de junho a quinta edição da FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis, primeiro evento do estado a compensar suas emissões de carbono.

O evento traz como tema “LITERATURA E IMAGEM”, que destaca o papel das ilustrações no universo literário brasileiro, contando, inclusive, com a realização do I Encontro FLIPIRI de Ilustradores, iniciativa inédita dentre as demais festas literárias do Brasil.

Mas uma parceria curiosa chama a atenção: as emissões de carbono da feira (transporte de pessoas e materiais, gastos como combustível, energia elétrica, produção de resíduos, etc) serão todas neutralizadas com o plantio de mudas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, situada no Estado do Amazonas, coração da Amazônia Brasileira.

A ação é resultado de uma parceria entre a organização da FLIPIRI e o IDESAM (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), criado há oito anos e que recentemente lançou seu programa de neutralização de emissões.

Como funciona – Para a neutralização de eventos, os pesquisadores do Idesam aplicaram questionários com os organizadores e, a partir disso, elaboram um “inventário de emissões”, que indica quantas toneladas de CO2 serão emitidas durante a realização do evento. A partir desse número, é possível verificar quantas árvores precisam ser plantadas para compensar os gases emitidos.

As emissões previstas para a FLIPIRI são de aproximadamente 10 toneladas de CO2. Para compensar essa quantia, serão plantadas 29 árvores dentro da Reserva.

A FLIPIRI

Com o patrocínio do BNDES e sob a coordenação da educadora e escritora Iris Borges, a 5a. FLIPIRI quer difundir o livro e a leitura no interior do País. E para isso, não tem poupado esforços. No ano passado, levou o escritor Luiz Fernando Veríssimo para uma palestra, encontro com os leitores e show no Teatro dos Pireneus. O autor gaúcho encantou a plateia e deixou jovens e adultos mais interessados na leitura. Em 2013, não deve ser diferente. O evento vai envolver não só as 11 escolas públicas e particulares da cidade, mas também as 10 situadas nos povoados vizinhos, em zonas rurais, e os alunos do campus da UEG – Universidade Estadual de Goiás na cidade. A FLIPIRI é uma promoção do Instituto Cultural Casa de Autores e da Prefeitura Municipal de Pirenópolis.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin