DOE AGORA

Idesam apresenta novos conselheiros

content image
Idesam apresenta novos conselheiros

Por Samuel Simões Neto

No dia 26 de junho, o Idesam realizou a Assembleia anual de seu Conselho Geral – Diretor, Consultivo e Fiscal –, reunindo importantes nomes ligados ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e no Brasil para discutir os caminhos e as perspectivas para a organização, que completa 10 anos de atividades em 2015.

O evento, realizado em Manaus, teve como destaque ajustes no estatuto do Idesam e a posse de novos conselheiros. “O conselho do Idesam sempre contou com pessoas de referência ligadas às agendas da Amazônia de clima, manejo e conservação, e esta atualização manteve este características incorporando novas personalidades da região que agregam ainda mais conhecimento que fortalecerão ainda mais os trabalhos do Idesam”, destaca Carlos Gabriel Koury, diretor executivo do Idesam.

No Conselho Diretor, Beto Veríssimo (Imazon), Muriel Saragoussi (LBA) e Paulo Adário (Greenpeace) se unem a Marcelo Marquesini e Rita Mesquita – respectivamente presidente e vice-presidente do Idesam – e Philip Fearnside.

No Conselho Consultivo, a nova formação conta com nomes como Henrique dos Santos e  Neliton Marques, ambos professores da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam, e Manoel Cunha, ex-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS). O Conselho Consultivo do Idesam é formado ainda por Adenilza Mesquita, Elisa Wandelli, Daniel Campos, Deniv Minev, Marcos Coutinho e William Magnusson.

Mudanças na estrutura de governança

O Conselho Fiscal passa a ser exercido por dois integrantes do próprio Conselho eleitos bienalmente em Assembleia. Para o biênio 2015-2016 ficaram eleitos Daniel Campos e Henrique do Santos. As auditorias externas independentes das contas do Idesam, que já são realizadas voluntariamente desde 2011, passam a ser uma atividade registrada no estatuto. “Aumentamos ainda mais nosso compromisso com a transparência e o bom uso dos recursos para a sustentabilidade da Amazônia”, afirma Koury.

Outra mudança discutida e aprovada no conselho é a substituição do atual cargo de secretário executivo pelo diretor executivo. “A definição deixa mais claro o papel desempenhado pelo cargo frente à condução da agenda executiva do Idesam”, explica Koury, que assume a função. Mariano Cenamo, que atuava como secretário executivo adjunto, assume a posição de pesquisador sênior do Idesam, com atuação focada na coordenação de projetos e relacionamento institucional.

>> Conheça o Conselho do Idesam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin