DOE AGORA

Idesam coordena auditoria do Imaflora para verificação do PCFS

content image
Idesam coordena auditoria do Imaflora para verificação do PCFS

Entre os dias 14 a 17 de maio os pesquisadores Pedro Soares e Heberton Barros, do Programa de Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais do Idesam, acompanharam uma equipe de quatro auditores do Imaflora a Terra Indígena Sete de Setembro (território do povo Paiter Suruí) durante o processo de verificação do Projeto de Carbono Florestal Suruí (PCFS).

O processo de verificação consiste na análise dos resultados alcançados pelo projeto durante os 3 primeiros anos de implementação (2009 – 2012), em termos de redução do desmatamento neste território. Para isso, o Idesam conduziu análises de desmatamento na TISS através de imagens de satélite para este primeiro período de monitoramento. O Idesam foi também responsável pela elaboração dos relatórios técnicos (Planos de Monitoramento) submetidos para a empresa auditora.

Parte do processo de verificação ocorreu na sede da Associação Metareilá, com uma reunião de abertura com a presença de lideranças e representantes do povo Paiter Suruí e parte em campo (dentro da TISS). Em campo, as atividades desenvolvidas pelos auditores foram voltadas a visitas a pontos da TISS com a finalidade de “checar” se as análises das imagens de satélite estavam fieis a realidade no campo, além de reuniões em aldeias Suruí para verificar o envolvimento e aceitação da comunidade quanto ao PCFS.

No último dia de auditoria, houve uma reunião de encerramento no Centro de Treinamento do povo Paiter Suruí, localizado em Cacoal, onde os auditores anunciaram a aprovação do PCFS junto ao padrão voluntário “Verified Carbon Standard – VCS”. O PCFS é o primeiro projeto de REDD+ em terra indígena em todo o mundo que obteve esse status.

Este resultado demonstra mais uma etapa vencida pelo povo Paiter Suruí e parceiros do projeto rumo ao desafio de reduzir o desmatamento em territórios indígenas ao mesmo tempo em que apresentam novas formas de aproveitamento dos recursos naturais de maneira sustentável e racional.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin