DOE AGORA

Idesam participa de oficina do ‘Programa Assentamentos Verdes’

content image
Idesam participa de oficina do ‘Programa Assentamentos Verdes’

Por Priscila Rabassa

Entre os dias 9 e 13 de novembro, o Idesam participou de uma oficina de avaliação do programa “Assentamentos Verdes”, do Incra, realizada no município de Anápolis (GO). O programa, também denominado ‘Plano de Prevenção, Combate e Alternativas ao Desmatamento Ilegal em Assentamentos da Amazônia Legal’ (PPCADI), foi criado em 2012.

O evento fez um balanço das atividades executadas no período de 2014 e 2015, visando ao planejamento das ações para 2016. Participaram da oficina servidores do Incra dos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Tocantins, além de representantes do Ministério Público Federal, Ministério do Desenvolvimento Agrário, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

O Idesam também se fez presente em virtude dos trabalhos realizados nos assentamentos do Projeto ATES, desenvolvido desde outubro de 2014 por meio de chamada pública do Incra Amazonas.

“Nosso objetivo é a inclusão produtiva e a conservação ambiental nas áreas de reforma agrária. Assim, unimos o saber tradicional com o conhecimento técnico para fortalecer à organização social, desenvolvendo atividades sustentáveis que geram benefícios socioeconômicos e ambientais para a região”, comentou o gerente do Programa Produção Rural Sustentável do Idesam, Gabriel Carrero, que participou do evento.

Temas como a regularização fundiária e ambiental, recuperação de áreas degradadas, geração de renda e promoção da segurança alimentar foram abordadas pelos movimentos sociais e organizações da sociedade civil durante a oficina.

Na avaliação de Carrero, a participação na oficina é importante para a construção de indicadores de impacto que irão ajudar no monitoramento das ações do próximo ano.

“Os indicadores devem apontar quais as atividades que geram mais impactos e a partir dai será estabelecido mecanismos efetivos de monitoramento e de controle aos danos ao meio ambiente”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin