DOE AGORA

Idesam promove capacitação para produtores familiares no Sul do estado

Idesam promove capacitação para produtores familiares no Sul do estado

Por Priscila Rabassa – 

No dia 27 de fevereiro, o Idesam realizou um curso para ensinar produtores a construírem terreiros suspensos que serão utilizados para secagem de grãos de café. A capacitação aconteceu na propriedade do produtor Gilberto Julião Inácio, na localidade do setor Coruja, vicinal Raulino, zona rural de Apuí, e contou com a participação de diversos produtores inscritos no Projeto Café.

O foco do curso, além de ensinar o grupo a construir o seu próprio terreiro, foi também disseminar a importância do equipamento de secagem para melhorar a qualidade do grão, já que é no mês de abril que se inicia a colheita, mas também é um período muito chuvoso, prejudicando o produto se não bem armazenado.

Isso ocorre porque na região são muito comuns os produtores após realizarem a colheita deixarem o café espalhado nos terreiros de terra (chão batido), molhando diariamente, o que gera a quebra dos grãos e, consequentemente, a perda da qualidade do produto.

DSCN1297

Para o Técnico em Agropecuária do Idesam, Geovani Machado, o terreiro suspenso é uma alternativa para conseguir um café de qualidade ao ponto de ser certificado, já que os produtores podem seguir o processo de pós-colheita adequado, que é colher o café quando os frutos apresentam 80% de maturação e deixam seca-lo nos terreiros suspensos.

“Agora com a construção do terreiro em suas propriedades, o produtor pode fazer a colheita e levar o café para o local de secagem no mesmo dia, evitando deixar o grão ensacado fermentando por vários dias, o que diminuí a produção e a qualidade do grão”, afirma Machado.

IMG_9641

Outra vantagem de trabalhar com terreiros suspensos é que o produtor pode ganhar até 4% a mais por saca, valor equivalente ao que ele gastava deixando o grão em secadores mecânicos da região.

Para o produtor de café, Gilberto Julião Inácio, o treinamento foi fundamental para o grupo aprender novas técnicas de colheita e de produtividade. “Descobri que o terreiro suspenso é realmente uma alternativa para melhorar o meu café, o que é essencial, porque sem qualidade não conseguimos um bom preço na venda da saca”, afirma Inácio.70-680

IMG_9650

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin