DOE AGORA

Comercialização de ‘adubação verde’ ganha força em Apuí

content image
Comercialização de ‘adubação verde’ ganha força em Apuí

Por Priscila Rabassa – 

No início de março, a equipe do Idesam realizou uma visita técnica em três Unidades Fornecedoras de Adubação Verde implantadas em fevereiro deste ano em Apuí. O propósito das visitas foi discutir com os agricultores as espécies e a quantidade de sementes que o Idesam terá interesse em trabalhar nos experimentos que desenvolve no município.

Em parceria com agricultores familiares de Apuí, o objetivo é criar unidades fornecedoras de sementes de adubação verde, garantindo a demanda do produto para o município, assim como promover uma nova alternativa de renda para os agricultores.

Para o técnico florestal Marcelo Jacaúna, do Idesam, a tendência é de que com o tempo os custos dos agricultores com a compra de sementes será reduzido, uma vez que as sementes atualmente são trazidas de São Paulo, o que gera gastos extras com o transporte do produto.

apui-adubo-verde-1

“Produzindo sementes no próprio município, o resultado será o aumento da renda para os agricultores locais e a valorização do trabalho e dos produtos deles”.

As sementes geradas nas Unidades Fornecedoras de Adubação Verde serão utilizadas no Projeto Café em Agrofloresta, na Unidade Demonstrativa do SAFs e em outras ações desenvolvidas pelo Idesam em Apuí. A estimativa de produção para cada produtor é de 182 kg de sementes de adubação verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin