DOE AGORA

Ongueiro cria negócios em série para manter floresta em pé

Ongueiro cria negócios em série para manter floresta em pé

Veículo: Folha de São Paulo
Autor: Eliane Trindade
Em: 12/09/2022

Mariano Cenamo , fundador do Idesam e da Amaz , é finalista do Prêmio Empreendedor Social 2022 na categoria Inovação em Meio Ambiente.

MANAUS e ITAPIRANGA  – A caminhonete possante vence as irregularidades no asfalto nos 339 km entre Manaus e Itapiranga , primeira etapa da viagem que vai levar Mariano Cenamo, 42, à Reserva de Uatumã, onde começa sua aventura como empreendedor social na Amazônia há 18 anos.

As veias viárias abertas na floresta transportam o fundador do Idesam ( Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia ) para a epopeia do avô materno na década de 1970. Ettore Colini era general do exército de Benito Mussolini, mas fugiu da Itália para escapar da morte por traição ao regime fascista, conta o neto. Seu destino era Buenos Aires, mas na parada no Brasil conheceu a futura esposa, e por aqui ficou.

O engenheiro civil trabalharia em obras emblemáticas, como a do Terraço Itália, na capital paulista, e da faraônica e inacabada Transamazônica, projeto de integração nacional do governo Médici (1969-1974 ). ” Pela saga do destino, ele foi contratado pela empresa que construiu o trecho onde está Apuí, cidade surgida durante as obras e que é um dos lugares de maior atuação do Idesam”, relata o neto.

Leia o texto original em: https://www1.folha.uol.com.br/folha-social-mais/2022/09/ongueiro-cria-negocios-em-serie-para-manter-floresta-em-pe.shtml 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin