DOE AGORA

Incra e Idesam realizam atividade de educação nutricional e ambiental na área rural de Manaus

content image
Incra e Idesam realizam atividade de educação nutricional e ambiental na área rural de Manaus

Por Ana Carolina Bastida, extensionista do Projeto ATES

No mês de março, aproximadamente 70 crianças de escolas rurais dos assentamentos Tarumã Mirim e Cuieiras Anavilhanas (área rural de Manaus) participaram de atividades lúdicas de educação nutricional promovidas pelos técnicos de ATES do Idesam.

Após exibição de uma animação educativa, as crianças participaram da gincana da alimentação saudável, onde cada missão transmitia um conhecimento sobre nutrição e cuidado com os alimentos.

O objetivo da atividade foi valorizar os alimentos regionais, apresentando seus valores nutricionais e a riqueza da biodiversidade da região amazônica, além de discutir a importância de uma alimentação balanceada e cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e dos alimentos.

atividade-educacao-nutricional-ambiental-anavilhanas-ana-bastida

A atividade recreativa é uma ferramenta muito importante na educação das crianças, elas ficam mais estimuladas, pois participam da construção do conhecimento.

Os alimentos industrializados com altos teores de açucares, sal e gorduras estão muito presentes nas comunidades rurais e ribeirinhas do Amazonas. Além da pobreza nutricional destes alimentos, estes são considerados causadores de cáries e outras doenças bucais, situação agravante numa realidade onde o acesso ao serviço odontológico ainda é ineficaz.

A atividade integra o Projeto de Assessoria Técnica Social e Ambiental – ATES desenvolvido pelo Idesam desde outubro de 2014, através de convênio com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No Projeto de Desenvolvimento Ssstentável (PDS) Cuieiras Anavilhanas, as atividades são realizadas com apoio do Instituto de Pesquisas Ecológicas – IPÊ, que já atua na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin