DOE AGORA

Matupi ganha primeira área de pecuária sustentável

content image
Matupi ganha primeira área de pecuária sustentável

Por Melk Alcântara, técnico do Programa Produção Rural Sustentável do Idesam

O Idesam, em parceria com o Incra, trouxe para a Vila de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, a primeira Unidade Demonstrativa de Sistema Silvipastoril Intensivo para leite.

As unidades de Sistema Silvipastoril, já conhecidas e consolidadas em Apuí, município vizinho, têm caráter demonstrativo e visam incentivar uma pecuária mais sustentável.  Ao invés de abrir novas áreas para a implantação de pastagens, busca-se a recuperação e arborização de áreas já utilizadas.

>> Pecuária silvipastoril ganha novos adeptos em 2016

A propriedade do produtor rural João Rech, localizada no Projeto de Assentamento Matupi, na Vicinal Matupiri, foi a selecionada para receber esta primeira Unidade Demonstrativa, que tem o propósito de mostrar aos produtores da região que pecuária e floresta podem ser grandes aliadas, produzindo sem deixar de ser sustentável.

Um breve histórico de Matupi:

Localizado às margens da BR-230, no sul do estado do Amazonas, o assentamento Santo Antônio do Matupi, mais conhecido simplesmente como “180” por estar a 180 km de distância de Humaitá (município mais próximo) surgiu como um vilarejo de parada da rodovia e foi intensificando seu desenvolvimento com a criação do Projeto de Assentamento Matupi, oficializado pelo Incra na década 90.

Desde então, a população vem crescendo e atualmente chega a 10 mil habitantes. Formada, em sua grande parte, por migrantes de outras regiões do Brasil, a comunidade agrega famílias do sul e sudeste brasileiro, e do estado de Rondônia.

Como a maioria das cidades que surgiram no sul do Amazonas, o projeto também seguiu o modelo de ocupação e produção dos estados próximos, como Mato Grosso e Rondônia, que tem nas extensas áreas de terras florestadas a possibilidade de extração madeireira e a produção agropecuária.

Foi justamente a disponibilidade de terra que atraiu – e atrai até hoje – pessoas de todas as partes do país em busca de um chão para sobreviver. Porém, a realidade nem sempre é a que se espera: a dificuldade logística e os solos pouco férteis, comparados a outras regiões do Brasil, desapontam quem acreditava poder se manter através da agricultura.

Como alternativa de sobrevivência, a maioria migra para a atividade pecuária, na confiança de uma vida melhor, onde quase sempre encontra menor risco financeiro, se considerarmos a liquidez do gado, que pode ser vendido a qualquer hora, a valorização do preço da terra e a satisfação dos pecuaristas do local.

Com a atividade pecuária como base da economia local, ao lado da extração de madeira, vieram também os grandes problemas ambientais com altos índices de degradação florestal e desmatamento, o que fez com que o município ocupasse ao lado dos vizinhos Apuí, Lábrea e Boca do Acre, o incomodo título dos que mais desmatam no estado.

É neste contexto que entendemos a importância de criar unidades demonstrativas como a do produtor João Rech.  Esperamos que cada vez mais produtores rurais invistam em técnicas para o desenvolvimento local, com menor impacto ambiental.

E que essa seja a primeira de muitas outras unidades demonstrativas de sistemas sustentáveis em Matupi, local com características tão distintas do restante do estado, mas com grande potencial para crescer com responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

WordPress Lightbox Plugin