DOE AGORA

Campanha “Um gol para Amazônia” convoca time de doadores para recuperar o equivalente a 7 campos de futebol na região

Campanha “Um gol para Amazônia” convoca time de doadores para recuperar o equivalente a 7 campos de futebol na região

Idesam lança campanha para o plantio de 7 mil árvores de áreas desmatadas, recuperando o solo e beneficiando pelo menos 10 famílias em territórios amazônicos

Por Vanessa Brito/Idesam
Fotos: Felipe Martins

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) lançou, nesta segunda-feira (21), a campanha de doação coletiva “Um gol para Amazônia” com a meta de recuperar 7 hectares na Amazônia. A iniciativa visa à sensibilização da sociedade civil no combate ao desmatamento ilegal aproveitando a Copa do Mundo e a paixão do povo brasileiro pelo futebol. A ideia é chamar a atenção para a conservação da floresta em pé, pois até setembro de 2022, a área de floresta amazônica derrubada atingiu 9.069 km², o que corresponde a quase oito vezes a cidade do Rio de Janeiro (SAD/Imazon).

Imagem aérea da RDS Uatumã. Foto: Felipe Martins

A arrecadação de recursos será feita por meio de plataforma no site do Idesam, onde pessoas, empresas e instituições poderão doar. As doações serão realizadas pelo sistema referência Doare, acessando doe.idesam.org, nas modalidades PIX, cartão ou boleto. Prezando pela transparência e prestação de contas, será disponibilizada uma página específica da campanha, informando a quantidade de “gols”, ou seja, doações realizadas e o proporcional em plantio de árvores, campos de futebol restaurados e famílias beneficiadas, pelo link: idesam.org/um-gol-para-amazonia, constando também um VAR, videoárbitro, demonstrando os valores arrecadados x áreas que serão recuperadas, tendo como base de cálculo o número de 1.000 árvores equivalentes a 1 campo de futebol, no valor de R$40,00 a unidade.

“Devemos respeitar e cuidar da Amazônia. Isso é uma questão social e, também, de cidadania. Por isso, queremos incentivar as pessoas a terem uma preocupação maior aproveitando essa paixão nacional pelo futebol e o conhecimento da dimensão de um campo oficial, afinal, sabemos que, nesse ano de 2022, já perdemos o equivalente a 906.900 campos de futebol para o desmatamento. Ou seja, o Idesam entrará em campo com um time de peso, para dar um cartão vermelho para o desmatamento ilegal. Com a campanha, queremos impactar produtores rurais, extrativistas e famílias que vivem e sobrevivem da floresta, promovendo a restauração dessas áreas”, destacou Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam e idealizadora da ação.

“A ideia é que a campanha também mobilize influenciadores, atletas e torcidas de times de futebol de todo o país com a causa. Queremos criar uma grande rede de embaixadores que vão apoiar a campanha, como empreendedores sociais e outros agentes de mobilização que tenham afinidade com as questões socioambientais na Amazônia”, disse Paola.

Entre os principais objetivos, está a mensagem da importância de manter a floresta em pé para as presentes e futuras gerações. “Ecoaremos essa mensagem sobre a importância de mantermos a floresta em pé, restaurando o que já foi destruído e conservando o que ainda está preservado. É um grande desafio que gostaríamos de compartilhar com o máximo de pessoas possíveis, fortalecendo essa grande rede de apoio”, completou.

Crianças jogando futebol na RDS Uatumã. Foto: Felipe Martins

As áreas recuperadas com plantio de mudas estão dentro das atividades do Idesam em municípios do interior do Amazonas, como Apuí e São Sebastião do Uatumã. Para Elizângela Cavalcante, líder do Grupo de Trabalho do Plano de Manejo da associação da RDS do Uatumã e gestora da movelaria localizada na RDS, o trabalho do instituto junto às comunidades da região amazônica é essencial para incentivar os ribeirinhos e comunitários a cuidarem da floresta e promoverem o sustento de suas famílias.

“Os laços do Idesam fortalecem nosso trabalho. A equipe sempre vem com alguma coisa nova para melhorar, vejo que eles sempre querem ajudar. E nós acreditamos no trabalho do Idesam, saber que estamos com a instituição certa, isso nos deixa motivados a continuar trabalhando. A equipe nos dá orientação e assessoria técnica para desenvolvermos nosso trabalho. Temos produtos da movelaria, da agricultura, do extrativismo. Produtos que não existiam no mercado e hoje agora temos aqui na RDS, graças a cada colaborador deles que chega aqui e nos apoia”, afirmou.

Para mais informações sobre como doar e apoiar a campanha “Um gol para Amazônia”, basta acessar a página no link: idesam.org/um-gol-para-amazonia.

Sobre o Idesam

O Idesam é uma Oscip com atuação na Amazônia Legal desde 2004. Em 2022, teve o reconhecimento como uma das 100 melhores ONGs do Brasil e o Prêmio Empreendedor Social- Inovação em Meio Ambiente pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab. O propósito do Instituto é promover uma nova economia de base inclusiva e sustentável na Amazônia, criando conexões aos atores de suas cadeias de valor e apontando novos caminhos inovadores para a conservação e a redução da pobreza. Até o momento, os indicadores são de 8,5 milhões de hectares de florestas conservadas em 34 territórios na Amazônia; 6 mil famílias impactadas e 23 organizações sociais envolvidas. Coordena e apoia as iniciativas estratégicas AMAZ Aceleradora de Impacto, Programa Prioritário de Bioeconomia, Inatú Amazônia, Café Apuí Agroflorestal e Programa Carbono Neutro, além da secretaria executiva do Observatório da BR-319.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin