DOE AGORA

Evento debate produção de café na Amazônia e lança publicação sobre experiência em Apuí (AM)

Evento debate produção de café na Amazônia e lança publicação sobre experiência em Apuí (AM)

Material revela boas práticas adquiridas no processo, desde técnicas florestais e processo de produção, até comercialização do produto final

 

Texto: Larissa Mahall
Imagem: Embrapa Rondônia

 

Com o objetivo de orientar produtores da Amazônia interessados em produzir café de modo sustentável, o Idesam e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) lançam, no próximo dia 5 de agosto, o “Guia para produção de Café Sustentável na Amazônia”. O lançamento acontece a partir das 16 horas, no auditório do Parque Municipal do Mindu, zona centro-sul de Manaus.

A programação inclui uma apresentação sobre o Projeto Café em Agrofloresta, mostrando a experiência do Instituto durante os 3 anos da iniciativa, e um debate sobre o desenvolvimento do café na Amazônia, com representantes de organizações como Embrapa, Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas), Idesam e Imaflora.

 

>> Confira a versão digital da publicação (a partir de 5 de agosto)

 

A publicação apresenta orientações práticas sobre como aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da produção, desde o preparo de solo para o plantio até a secagem dos grãos e a comercialização, informa Vinícius Figueiredo, engenheiro agrônomo do Idesam e co-autor do guia. “Os produtores também participaram na construção do material através de entrevistas realizadas em campo”, explica.

A obra também reúne importantes informações para produtores que buscam se organizar em cooperativas e associações para a comercialização dos produtos, dados sobre opções de crédito, certificação orgânica, entre outros.

 

>> Leia mais sobre o Café Apuí Agroflorestal

 

“Esse material é um compilado das técnicas aplicadas e lições aprendidas. Além disso, a publicação fornece subsídios para outras regiões aderirem as técnicas, pois o material é didático e de fácil entendimento”, explica Gabriel Carrero, gerente do Programa de Produção Rural Sustentável do Idesam.

 

WordPress Lightbox Plugin