DOE AGORA

Evento internacional de limpeza de praias chega ao Amazonas em novembro

Evento internacional de limpeza de praias chega ao Amazonas em novembro

Realizada pela Ocean Conservancy Brasil e parceiros locais, a atividade vai acontecer às margens dos rios Tarumã-Açu, em Manaus, e Maués-Açu, no município de Maués.

 

Da Assessoria do Idesam
Com informações da Ocean Conservancy
Imagem: @Jcomp/Freepik.com

 

Em novembro, Manaus e Maués receberão o Internacional Costal Clean Up (ICC), também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento é a maior ação internacional envolvendo voluntários para a limpeza e conservação de rios e praias e faz parte de um programa de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, sendo realizado em mais de 100 países. 

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a Coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski.

Para a diretora-executiva do Idesam, Paola Bleicker, a realização do evento se soma ao trabalho de desenvolvimento sustentável do instituto, uma vez que os rios são grandes condutores da economia regional. “Além dos benefícios com a ação de limpeza, o evento deve ser um ato simbólico sobre resgatar uma melhor relação dos seres humanos com os rios”, ressalta.

 

“Toda a vida das comunidades amazônicas é construída e mantida às margens dos rios, nada mais justo sermos mais cuidadosos com eles”

– Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam

 

Em Manaus, o mutirão de limpeza acontece no dia 13 de novembro, das 9h às 15 horas, no Parque das Tribos, em uma extensão aproximada de 5km nas margens do rio Tarumã-Açu. 

No dia 20 de novembro, o mutirão de limpeza acontecerá na orla da cidade de Maués, no rio Maués-Açu, das 9h às 13 horas. Nos dois eventos, a retirada do lixo será feita por aproximadamente 100 voluntários divididos em grupos monitorados por coordenadores. 

A ação é organizada pela ONG Ocean Conservancy, tendo como patrocinadores oficiais a L´Oréal para o Futuro e Garnier e o apoio de Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – Idesam, Comunidade Indígena Parque das Tribos, Aliança Guaraná de Maués, Prefeitura de Maués, Prefeitura de Manaus, Marinha do Brasil, AMBEV, Escoteiros do Brasil e Remada Ambiental.

 

Tratado de Marpol

Todo o lixo coletado pelos voluntários será catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o aterro sanitário municipal. Depois de compilados, esses dados são enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística que será encaminhada para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC).

São os resultados mundiais dessas análises que permitem à IOC convencer os países a se tornarem signatários do “Marpol Treaty”, um tratado internacional de controle de poluição marinha.

 

Serviço:


 

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – em Manaus

Data: Sábado, 13 de novembro de 2021.

Horário: das 9 às 15 horas

Local: Parque das Tribos

 

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias – em Maués

Data: Sábado, 20 de novembro de 2021.

Horário: das 9 às 13 horas

Local: Orla da cidade de Maués

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin