DOE AGORA

Força Tarefa busca nivelamento de estratégia brasileira no Combate às Mudanças Climáticas

Força Tarefa busca nivelamento de estratégia brasileira no Combate às Mudanças Climáticas

Na última sexta-feira (8/7), foi realizada, em Manaus, a primeira reunião de 2011 dos estados brasileiros integrantes do GCF (Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas). O encontrou reuniu representantes do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso e Pará a fim de discutir e nivelar a regulamentação de programas e atividades de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal)nos Estados. Também participaram pesquisadores e profissionais de diversas organizações envolvidas nas discussões ambientais.

O GCF é uma iniciativa conjunta de Estados e Províncias dos EUA (Califórnia e Illinois), Brasil (Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Mato Grosso), Indonésia (Aceh, Papua, Kalimantan do Leste, Kalimantan do Oeste e Kalimantan Central), Nigéria (Cross River State) e México (Campeche e Chiapas), criada com o objetivo de implementar mecanismos de incentivo à redução de emissões do desmatamento e degradação florestal entre seus participantes. Atualmente, o Idesam atua como apoio à coordenação dos Estados das ações do GCF no Brasil.

O secretário executivo da Idesam, Mariano Cenamo, abriu a reunião apresentando as expectativas mundiais definidas durante a reunião da COP 16, realizada em dezembro de 2010 em Cancún. “Nas COPs são definidos os caminhos a serem seguidos em todo o mundo. Na última reunião, o direcionamento dado foi a implementação de iniciativas de REDD+ em três fases distintas. O Brasil atualmente está na primeira fase desse processo, que é a preparação e aumento na governança florestal e a definição das estratégias que guiarão a implantação do Sistema de REDD+”, destacou Cenamo.

A reunião contou ainda com a presença do senador Eduardo Braga e da deputada federal Rebecca Garcia, propositores dos projetos de lei nº 212/2011 e nº 195/2011, respectivamente. Ambos visam à instituição do sistema nacional de REDD+ e estão em tramitação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O senador destacou a importância da discussão para o dia a dia de pessoas que moram dentro da floresta: “Essas pessoas vivem na floresta e estão longe das decisões importantes para a melhoria das suas condições de vida. E o papel que o GCF vem desempenhando é esse, valorizando a floresta e fazendo com que o valor da floresta se transforme em ganho para aqueles que vivem na floresta e cuidam dela”, afirmou Braga.

Também marcaram presença na reunião a Secretária de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Amazonas, Nádia Cristina D’Ávila, o Secretário de Meio Ambiente do Amapá, Grayton Toledo e o Superintendente da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

Veja as fotos do evento em nossa galeria do Flickr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin