DOE AGORA

Idesam define próximas atividades do “Semeando Sustentabilidade em Apuí”

Idesam define próximas atividades do “Semeando Sustentabilidade em Apuí”

No período de 28 de junho a 11 de julho, o Idesam estará em campo desenvolvendo novas atividades do projeto Semeando Sustentabilidade em Apuí. As ações têm dois objetivos principais: levantar dados ambientais em propriedades rurais e dar continuidade à estruturação da Rede de Sementes do município. Os pesquisadores do Instituto estarão acompanhados por representantes da empresa Boviplan e do Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável, apoiador do projeto.

Dentro da programação, até o dia 1º de julho a equipe visitará quatro propriedades de Apuí a fim de coletar informações sobre as fazendas que poderão implementar boas práticas na pecuária. Essa análise será utilizada para propor modelos de produção que sejam tecnicamente viáveis, sustentáveis (do ponto de vista ambiental) e rentáveis. Essa avaliação ficará a cargo da Boviplan, empresa de consultoria em pecuária e que atualmente preside a Associação dos Profissionais de Pecuária Sustentável.

Entre as ações relacionadas à Rede de Sementes, a equipe realizará uma reunião com os coletores de sementes do município para discussão da tabela de preços espécie-sementes e levantamento das demandas da rede, além de atividades práticas em áreas de coleta.

A partir do dia 5 de julho, um coletor de sementes e um viverista de Apuí, acompanhados por um técnico florestal do Idesam, viajarão para o município de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde acontece o 8ª Encontro Geral da Rede de Sementes do Xingu. A ideia do intercâmbio é que os integrantes da recém-formada Rede de Sementes de Apuí possam conhecer o funcionamento das redes já consolidadas e, dessa forma, estejam prontos para superar as dificuldades iniciais de estruturação e aplicar boas experiências na realidade local.

Confira a agenda de atividades:

tabela_atividades_projeto_sustentabilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin