DOE AGORA

Idesam elege novo presidente para Conselho Diretor

Idesam elege novo presidente para Conselho Diretor

Por Lucas Moreno

 

O engenheiro agrônomo e professor titular da UFAM Neliton Marques da Silva foi eleito novo presidente do Conselho Diretor do Idesam. A eleição aconteceu durante a última Assembleia do Idesam, realizada em novembro de 2017. O cargo era exercido anteriormente pela ecologista Rita Mesquita, atual diretora de extensão do INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Graduado em Engenharia Agronômica também pela Universidade Federal do Amazonas, Neliton possui doutorado pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo.

Em 1994, assumiu a direção do Centro de Ciência do Ambiente (CCA) da UFAM, onde implantou o Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia.

Na esfera pública, Marques atuou como Secretário Executivo de Recursos Hídricos e Secretário Executivo da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas – SDS e também foi Presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM.

“O histórico de trabalho do Neliton – como pesquisador, professor e gestor – e a teoria de impacto do Idesam são bastante similares. A constante busca por um desenvolvimento social justo e equilibrado para a Amazônia nos aproximou e agora teremos muitas novas possibilidades de interação”, comenta Carlos Koury, diretor executivo do Idesam.

Além do novo posto no Conselho Diretor do Idesam, Marques também participa de vários conselhos e Fóruns voltados à promoção do desenvolvimento sustentável: é vice-presidente do Conselho de Administração da Fundação Amazonas Sustentável – FAS, membro do Conselho Consultivo da Reserva Biológica do Abufari; membro do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Amazonas e do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente do Município de Manaus.

O novo presidente também é conselheiro e membro da Sociedade Entomológica do Brasil – SEB, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, e participa ativamente do Comitê de Governança do Movimento Ficha Verde – MoFV. 

 

Novo membro

A partir da mesma data, Dione do Nascimento Torquato, membro do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS, passou a compor o Conselho Consultivo do Idesam, ocupando a vaga antes preenchida por Manoel Cunha, também do CNS.

Confira a nova formação atual do Conselho Geral do Idesam neste link.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin