DOE AGORA

Publicação traça diagnóstico do setor florestal no Amazonas

Publicação traça diagnóstico do setor florestal no Amazonas

No próximo dia 17 de junho, o Idesam lança a publicação Diagnóstico Florestal do Estado do Amazonas – 2010 e 2011, resultado de uma profunda análise da atividade madeireira do estado. O evento de lançamento acontece no Auditório da Ciência (INPA), a partir das 14h, e contará com a realização de palestras e mesas redondas com a presença de instituições (sociedade civil e governo) atuantes no setor florestal no Amazonas.

A publicação aborda temas como governança florestal (estruturas do governo do Amazonas para o tema e marco regulatório estadual), supressão vegetal (desmatamento licenciado) e manejo florestal; e faz um ‘raio-x’ da movimentação de madeira que ocorreu no estado durante o período. Os autores também realizaram uma avaliação da qualidade dos planos de manejo do Amazonas utilizando uma ferramenta de sensoriamento remoto desenvolvida pelo Imazon, a SIMEX (Sistema de Monitoramento da Exploração Madeireira) .

O Diagnóstico Florestal do Amazonas foi elaborado com o objetivo de promover uma visão estratégica do manejo florestal no estado. O livro está dividido em cinco capítulos: Marco regulatório, atores e competências; Supressão Vegetal; Manejo Florestal; Monitoramento por sensoriamento remoto; e Movimentação Madeireira no Amazonas. Cada tema traz as informações obtidas durante o período de estudo e faz recomendações de como aperfeiçoar a atividade.

“A publicação chega no momento em que o Amazonas passa por várias discussões voltadas à temática florestal, como a revisão da Lei de Licenciamento Ambiental e a elaboração de Lei de Gestão de Florestas do Estado”, afirma André Vianna, coordenador do Programa Manejo Florestal do Idesam e um dos autores do diagnóstico. “Todas estas ações pass4sure 070-158 têm como objetivo aprimorar a gestão e o licenciamento florestal no estado”, destaca.

Atuação de órgãos do Estado não é clara

Entre os tópicos destacados, o estudo aponta a necessidade de uma clara distinção das funções das instituições do governo. Ao mesmo tempo, é necessário que as estruturas da governança florestal evoluam. O reduzido quadro de profissionais dos órgãos responsáveis também impede que as atividades de monitoramento e licenciamento fluam com mais rapidez. pass4sure 1Z0-043

Outra recomendação é a adoção do monitoramento da atividade florestal por sensoriamento remoto, através do uso de satélites, na fiscalização e monitoramento da exploração madeireira. “A ferramenta, além de reduzir os gastos com viagens a campo, permitiria mais agilidade e, em consequência, mais dedicação ao licenciamento”, afirma o pesquisador.

O Diagnóstico Florestal do Estado do Amazonas – 2010 e 2011 foi elaborado pelo Idesam com apoio da Fundação Moore, e teve contribuições do Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, ICV – Instituto Centro de Vida, e Ipaam – Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas.

O evento é aberto ao público, mediante confirmação pelo e-mail [email protected]. As pessoas que confirmarem presença até o dia 14 de julho, sexta-feira, receberão um exemplar da publicação durante o evento. Mais informações: (92) 3308-7360 / 9142-5392

PROGRAMAÇÃO:

14h – Recepção e Abertura

Painel I – Governança Florestal

14h30 – Palestra: Governança Florestal na Amazônia Legal

14h55 – Palestra: Governança Florestal no Amazonas

15h15 ?- Mesa de Debate I (Idesam, SFB, SEPROR, SDS).

16:00h – Coffee break

Painel II – Diagnóstico Florestal do Estado do Amazonas

16h30 – Palestra: Apresenta??o dos Resultados do Diagn?stico Florestal

17h – Mesa de Debate II (Idesam, IPAAM, PWA, IDAM, SEAFE, APEFEA).

18h – Encerramento

WordPress Lightbox Plugin