DOE AGORA

Marca sueca escolhe Idesam para dividir prêmio de moda sustentável

Marca sueca escolhe Idesam para dividir prêmio de moda sustentável

Por Henrique Saunier

 

O Idesam foi a ONG escolhida pela marca de roupas sueca Nudie Jeans para dividir o prêmio de US$ 6 mil, fruto da primeira edição do concurso mundial Sustainable Fashion Awards (SFA). A loja foi premiada por seu trabalho pela produção de peças com material 100% orgânico e decidiu reconhecer o Idesam entre diversas instituições parceiras, por seu trabalho em projetos de mitigação das mudanças climáticas.

Promovido pelas empresas Jak & Jil, Mucca Shop, Shoes for You e Shoe Lover, o concurso foi aberto a estilistas e marcas (emergentes ou profissionais) de qualquer país, oferecendo prêmios para incentivar iniciativas que de fato tenham propostas sustentáveis na sua operação, como peças feitas à mão, produção local, desenvolvimento de comércio equitativo, design inteligente, zero desperdício de tecidos e proteção ao bem-estar animal. Fatores como a utilização de materiais orgânicos, reciclados ou transformados e a avaliação de todo o ciclo de vida dos produtos também foram levados em consideração pelo júri especializado.

No vídeo em que agradece o prêmio recebido, a gerente de sustentabilidade da Nudie Jeans, Sandya Lang, ressaltou a escolha do Idesam para dividir o reconhecimento no concurso. “Nós escolhemos indicar a ONG Idesam pelo trabalho deles na região amazônica. Eles possuem diversos projetos muito interessantes para mitigar as mudanças climáticas e é uma instituição de credibilidade”, destacou Lang, citando ainda a auditoria independente realizada anualmente pelo instituto.

Uma das criadoras do prêmio, Ceres Yohanna acredita ser importante reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido por ONGs, marcas, profissionais e pessoas anônimas ao redor do mundo e que “quando se fala em sustentabilidade na moda, é preciso se referir a todos os processos envolvidos na produção de cada peça”, além de remuneração justa e uso de materiais orgânicos ou reciclados.

Para a diretora executiva do Idesam, Paola Bleicker, o prêmio é um importante reconhecimento do trabalho que a organização desenvolve ao longo de 14 anos. “Ficamos muito felizes em receber a notícia que o Idesam foi escolhido entre tantas organizações igualmente sérias e que se preocupam com o futuro da Amazônia. Esse prêmio vai ajudar a fortalecer ainda mais as ações dos projetos que o Idesam já desenvolve na região”, ressaltou Bleicker.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin