DOE AGORA

Negócios do movimento ‘Amazônia em Casa Floresta em Pé’ participam da NaturalTech, maior feira de produtos naturais da América Latina

Negócios do movimento ‘Amazônia em Casa Floresta em Pé’ participam da NaturalTech, maior feira de produtos naturais da América Latina

De 8 a 11 de junho,  32 negócios que valorizam saberes e ingredientes amazônicos em produtos originais, belos e saborosos participam da NaturalTech, em São Paulo.

 

Por Assessoria/AMAZ Aceleradora
Foto: Divulgação

 

Os negócios integram o movimento Amazônia em Casa Floresta em pé, e oferecem aos visitantes da feira chocolate com cacau nativo, café agroflorestal, castanhas, sucos, guaraná, suplementos alimentares, farofas, tucupis, geleias, pimentas, molhos, óleos, pescados, biocosméticos, artesanato, acessórios, dentre outros produtos naturais.

A feira é uma oportunidade para promover a troca de experiências entre produtores, redes varejistas e consumidores finais, o que trará visibilidade e contribuirá para ampliar a presença desses produtos no mercado. 

“Queremos levar a ideia de que consumindo produtos da floresta de forma responsável, nós ajudamos a mantê-la de pé. Esses empreendimentos terão oportunidade de mostrar para o Brasil a potência e influência dos saberes e sabores da Amazônia na economia, na cultura e na manutenção da vida na Terra”, diz Guilherme Faleiros, coordenador do programa de acesso a mercados pela AMAZ aceleradora de impacto.

 

Ficamos muito felizes em sermos selecionados para participar do projeto, uma vez que os conteúdos e conhecimentos compartilhados durante as mentorias são muito importantes para incrementar o know-how das startups e a troca de experiências com outros empreendedores fortalece o ecossistema dando cada vez mais sinergia rumo ao desenvolvimento regional

– Chef Beto Pinto, do projeto Amazônia Smart Food

 

Com quase 100 m², o estande do movimento será o maior dedicado à Amazônia, oferecendo experiências únicas de sabores e culturas da maior floresta tropical do planeta. Serão promovidas sessões de degustação pela manhã e em happy hours no fim da tarde, que incluem bolo de babaçu, conserva de vitória régia, molhos à base de tucupi, carpaccio de pirarucu, cachaça orgânica de jambu, entre outras delícias regionais. 

A ilha central do estande terá petiscos desenvolvidos pela chef Carla Pernambuco, que vai ministrar uma aula show durante a palestra “Amazônia em Casa Floresta em Pé: o desafio é levar a floresta até você!”, que acontecerá dia 10 de junho às 15h na Arena Inspiração, espaço dedicado a conteúdos inspiracionais durante o evento.

“A Naturaltech é a maior feira do nosso setor, para produtos naturais e sustentáveis. Portanto, a nossa expectativa é aproveitá-la como uma grande vitrine para as marcas, para novos produtos da Amazônia e principalmente para que consumidores, distribuidores e parceiros vejam os produtos da floresta como um segmento com muito potencial. Seremos agricultores, indústrias, marcas e parceiros que fazem acontecer toda a cadeia de produtos da Amazônia. E estaremos lá buscando o cliente, que na minha opinião é o elo que completa um ciclo de negócios da floresta em pé, da produção sustentável, ao consumo consciente”, diz Paulo Reis,  um dos organizadores da participação do movimento Amazônia em Casa Floresta em Pé na NaturalTech e empreendedor da Manioca e da Amazonique.

A NaturalTech reúne anualmente o setor de produtos naturais, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. Segundo a organização do evento, um mercado que cresce cerca de 4,4% ao ano, fazendo o Brasil ocupar o 4º lugar no ranking de faturamento mundial. 

A feira acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na Avenida Olavo Fontoura 1.451. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever no site do evento. 

 

Programa inicia capacitação dos vencedores da Chamada 2022

O programa de acesso a mercados Amazônia em Casa Floresta em Pé iniciou, no mês de maio, a jornada de capacitação prática do programa com os 20 empreendimentos  selecionados na mais recente edição da chamada de negócios da iniciativa, realizada entre março e abril deste ano. Essa fase terá a duração de seis meses e conta com aulas práticas, mentorias individuais e encontros presenciais, além da participação na NaturalTech. 

As aulas estão divididas em quatro módulos de estudo com foco na estruturação das operações comerciais, logísticas, de campanhas de marketing e mensuração de impacto. O objetivo é preparar e fortalecer as estratégias de cada marca na participação das campanhas previstas, nas feiras e eventos, bem como o aprimoramento da inteligência logística e comercial e a promoção do intercâmbio entre distintos empreendedores de impacto da Amazônia. 

Cada módulo conta com uma empresa parceira, que oferece capacitação – e também seus serviços – para os participantes do programa. Com foco em varejo, o módulo B2B tem o apoio da Local.e e visa ampliar a visão de mercado, aperfeiçoar a política comercial e fortalecer o plano e gestão de trade marketing. 

Já o módulo B2C é realizado em parceria com o Programa Empreender com Impacto, do Mercado Livre, e vai ajudar os negócios a criar uma loja virtual e implementar a estratégia de vendas online na plataforma, comunicar-se melhor com o consumidor final, acessar o ecossistema Mercado Livre e participar da gôndola virtual ‘Amazônia em Casa Floresta em Pé’, dentro da plataforma. 

O módulo de Logística conta com o apoio da Soulog Fulfillment, que se propõe a ampliar a visão da cadeia logística do negócio, otimizar rotas logísticas, desenvolver estratégias conjuntas de logística que possibilitem redução de custos, conhecer principais questões tributárias que incidem sobre o trânsito de mercadorias em território nacional e integrar operações comerciais e logísticas.

Uma das mais esperadas fases da jornada será o encontro presencial que acontecerá em São Paulo, após os participantes do programa exporem seus produtos em um estande compartilhado na feira da Naturaltech, nos dias 13 e 14 de junho. 

O foco do evento será em mensuração de impacto, onde serão realizadas oficinas sobre o tema do encontro e comunicação e visitas aos parceiros implementadores do programa (Soulog e Mercado Livre). 

 

Chamada 2022

Em abril de 2022, o programa abriu uma chamada para empresas ou organizações de base comunitária que atuam com produtos da sociobiodiversidade amazônica. A chamada alcançou 92 inscrições de 13 diferentes estados. Ainda que abaixo do número de inscrições esperado, o resultado foi considerado positivo pelos organizadores, considerando o cenário de ‘pós-pandemia’. 

O Pará foi o estado com maior número de iniciativas inscritas, com 45 negócios cadastrados; também tiveram destaque Amazonas e Rondônia, com 17 e 7 inscrições, respectivamente. Considerando as categorias de negócios, as inscrições contemplaram 14 microempreendedores individuais, 46 empresas, 13 associações, 9 cooperativas e 10 empreendimentos que ainda estão em fase de formalização. 

Entre os selecionados, estão oito empreendimentos comunitários e 12 novos negócios, representando seis Estados brasileiros: Amazonas, Pará, Rondônia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. 

Além dos vencedores da chamada 2022, as ações do programa de capacitação também poderão ser acessadas pelos negócios membros que participaram das edições anteriores, somando mais de 35 iniciativas atendidas pelo programa. 

Conheça os negócios e organizações apoiadas no site oficial do movimento: amazoniaemcasa.org.br

 

Sobre o programa 

Criado em 2020, o movimento ‘Amazônia em Casa Floresta em Pé’ é coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), pela AMAZ Aceleradora de Impacto e pela Climate Ventures e tem como propósito  destravar o acesso ao mercado para os produtores da sociobiodiversidade amazônica.

Tem como apoiadores Mercado Livre, a maior plataforma de e-commerce da América Latina, Fundo Vale, GIZ, CLUA, Instituto humanize e Instituto Clima e Sociedade.

A iniciativa busca reunir atores estratégicos e agir de forma colaborativa para superar gargalos e aumentar as vendas e o acesso a mercado destes empreendimentos a formas inovadoras e interessantes de comercialização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin