DOE AGORA

Prêmio Empreendedor Social 2022 – Idesam chega à final e concorre título na categoria “Inovação e Meio Ambiente” na escolha popular

Prêmio Empreendedor Social 2022 – Idesam chega à final e concorre título na categoria “Inovação e Meio Ambiente” na escolha popular

O Idesam é única instituição da Região Norte concorrendo ao prêmio em 2022. 

Por Luciano Lima
Foto: Rodrigo Duarte

 

No próximo dia 19 de setembro, o público conhecerá os vencedores do 18º Prêmio Empreendedor Social promovido pela Folha e Fundação Schwab, em São Paulo. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) chega à final e concorre na categoria – Inovação e Meio Ambiente com mais nove iniciativas brasileiras, por meio de escolha popular com votação aberta acessando: folha.com/escolhadoleitor2022. 

Prestes a completar 18 anos de atuação na Amazônia, o Idesam tornou-se uma referência atuando em diferentes frentes na mitigação das mudanças climáticas, na redução do desmatamento, na erradicação da pobreza e na promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia. 

“Eu represento um grupo de instituições parceiras que está construindo um ecossistema de negócios de impacto. Infelizmente a Amazônia passa pelo pior momento de sua história, onde estamos enfrentando uma crise social, econômica e ambiental sem precedentes, cuja solução do problema passa pela construção de uma nova economia, que tem como objetivo gerar prosperidade, renda e emprego a partir da conservação da floresta e da produção sustentável”, explica Mariano Cenamo, fundador e diretor de Novos Negócios do Idesam e CEO da AMAZ.  

Com foco na solidez em seu fortalecimento institucional e atuação junto às comunidades na Amazônia, o Idesam vem reestruturando, desde 2021, suas práticas de governança e gestão, focando em direcionar as iniciativas estratégicas na formação de uma base sólida de produção sustentável, assim como, desenvolvimento e aceleração de negócios, além de soluções tecnológicas para as cadeias de valor amazônicas.  

Concorrem na mesma categoria, Tasso Azevedo (MapBiomas) e Leonardo Gomes (SOS Pantanal) e Mônica Guimarães (Documenta) – estes dois últimos viabilizaram em colaboração as Brigadas Pantaneiras.  

Destaque nacional – Em 2020, o Idesam foi reconhecido como a melhor organização ambiental do Brasil pelo prêmio – “Melhores ONGs”, na categoria Meio Ambiente, promovido pelo Instituto Doar, além da honraria de melhor ONG de toda a Região Norte. Anualmente a premiação reconhece e divulga as instituições do Brasil que mais se destacam pela sua excelência em gestão, governança, sustentabilidade financeira e transparência.  

Votação  

Os finalistas do Prêmio Empreendedor Social 2022  concorrem na ‘Escolha do Leitor’  com soluções inovadoras para problemas brasileiros aprofundados na pandemia. Até 16 de setembro, você pode votar quantas vezes quiser no Idesam, acessando: folha.com/escolhadoleitor2022, além da possibilidade de doar e apoiar as iniciativas do instituto. 

Os vencedores da votação popular, tanto em número de votos como em volume de doações, serão anunciados no evento que será realizado em 19 de setembro – no Teatro Porto Seguro, com transmissão pela TV Folha. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin