DOE AGORA

Primeira Excursão para o Uatumã no Feriado do Carnaval

Primeira Excursão para o Uatumã no Feriado do Carnaval

10 de fevereiro de 2012

 

Dentro das ações realizadas a partir do Plano de Uso Público da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, o Idesam realiza entre os dias 18 e 22 de fevereiro – feriado de Carnaval – a primeira excursão à Reserva.

 

O pacote é direcionado a todos os interessados em conhecer as belezas naturais e as atividades sustentáveis realizadas no Uatumã e foi desenvolvido para que o visitante possa conhecer a vida na Amazônia em toda sua essência. Ele fica hospedado em uma pousada comunitária e pode desfrutar de todas as atividades da vida diária de um ribeirinho, além de manter contato com um dos ambientes mais preservados de toda a Pan-Amazônia.

 

Entre as atividades previstas estão:

• Trilha até a parte alta da Serra do Jacamim, onde é possível ter uma vista de toda a Reserva a partir de um mirante.

 

• Visita até a campina Santa Helena. Formada por uma vegetação baixa e muito rica, possui grande quantidade de orquídeas e bromélias e são conhecidas localmente como “campos da natureza”. Também possui lindas quedas d’água presentes em grotas em meio à paisagem. A Campina Santa Helena possui fácil acesso, a partir de uma trilha de cerca de 30 minutos de caminhada.

 

• Saída de campo o Lago Jaraoacá. Este lago é preservado pelos moradores da comunidade desde o ano de 1996 com o Programa de Preservação de Quelônios do Uatumã, devido à grande quantidade de tartarugas-da-Amazônia que habitam o local. Desde o início da atividade, este programa já repovoou a bacia do Uatumã com aproximadamente 100.000 animais.

 

• Passeio até o igarapé Caranatuba. Este igarapé é famoso por possuir corredeiras ao longo do seu leito. Embarcado em canoas, vale subir o igarapé até esta região, contemplar a beleza diferenciada e nadar nas corredeiras. O percurso de canoa até o local dura cerca de duas horas.

 

Caso o turista queira diminuir a pegada ecológica da sua viagem e plantar mudas de árvores para neutralizar suas emissões de carbono durante o passeio, poderá solicitar a participação no Programa Carbono Neutro IDESAM na Reserva do Uatumã.

 

O valor do pacote inclui gastos com transporte, hospedagem, alimentação (Café da manhã, almoço e janta), passeios e as taxas comunitárias. Mais informações pelos telefones: 3308-7360 e 3236-8056 ou pelo e-mail [email protected].

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin