DOE AGORA

Programa de Aceleração da PPA cria plano emergencial para empreendedores amazônicos na crise da Covid-19

Programa de Aceleração da PPA cria plano emergencial para empreendedores amazônicos na crise da Covid-19

Parceria com Mercado Livre é destaque em plano de ação para empresas aceleradas pela PPA

 

Por Comunicação PPA 

 

A crise e a necessidade de isolamento social trazidas pelo coronavírus atingiram em cheio os negócios de impacto na Amazônia e, consequentemente, as comunidades envolvidas em suas cadeias produtivas. Com a queda nas vendas, muitos desses empreendedores estão em processo de revisão de cronogramas, planejamento e se adequando ao comércio online. O Programa de Aceleração e Investimento de Impacto da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), juntamente com apoiadores e parceiros, tem se movido para fortalecer os negócios acelerados.

Uma das frentes deste plano emergencial é a parceria firmada com o Mercado Livre, plataforma de e-commerce e tecnologia financeira da América Latina, que se une à PPA para promover a venda online de produtos da biodiversidade amazônica na sua plataforma. A iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade do Mercado Livre que, entre outros objetivos, busca capacitar e apoiar a atuação de empreendimentos que já promovem impactos socioambientais positivos, além de ampliar a venda de produtos sustentáveis na plataforma.

“Entendemos que o comércio eletrônico pode ser uma alternativa para os desafios de comercialização e logística na região, e que o incentivo a esses empreendedores contribui para a geração de renda e para a conservação florestal no território, além de apoiá-los neste delicado momento de pandemia”, afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

A Amazônia oferece produtos incríveis, que são desconhecidos pela maioria dos brasileiros. O grande desafio da atualidade é movimentar uma nova economia para a região por meio de empreendedores e negócios sustentáveis, que geram renda e qualidade de vida para comunidades locais e ajudam a conservar a floresta. No contexto atual, esses empreendimentos perderam acesso aos mercados e praticamente interromperam suas atividades – já que não estavam preparados para o comércio online. O nosso maior objetivo na parceria com o Mercado Livre é abrir novos canais de comercialização e conectar um pouco mais os brasileiros com a floresta amazônica”, afirma Mariano Cenamo, coordenador do Programa de Aceleração  e Investimento de Impacto da PPA.

A previsão é de que, até o final do ano, pelo menos 20 empreendimentos façam parte da iniciativa e de que mais de mil famílias, de 60 comunidades locais, sejam beneficiadas com a ação.

Conheça o plano de ação emergencial

Com o isolamento ocasionado pela pandemia, o Programa da PPA se reorganizou e tem nesses meses como principal norte ajudar os negócios a se fortalecer e serem resilientes, seja intermediando a flexibilização de pagamentos e empréstimos, oferecendo soluções logísticas que facilitem a venda à distância, com parcerias que ampliem o alcance de seus produtos e mesmo ofertando capital para se manterem em funcionamento.  De acordo com Mariano Cenamo, as atividades previstas para o ciclo de aceleração de 2020 continuam, mas adaptadas a nova realidade.

O cronograma de aceleração da turma de 2020 também passou por ajustes, e encontros presenciais previamente agendados para os primeiros seis meses de 2020 foram provisoriamente remarcados para o segundo semestre, a depender do quadro futuro. O cronograma já previa atividades à distância, e com a pandemia, o número de webinars aumentou nesses meses.

“Pequenos negócios e startups correm mais risco durante a pandemia, principalmente aqueles no início de seu desenvolvimento. Entendemos que esse momento é de apoiar os negócios acelerados para que possam continuar gerando impacto socioambiental positivo, se recuperar e continuar sua jornada mais rapidamente no futuro”, disse Anna Toness, líder da equipe de meio ambiente da USAID, uma das organizações investidoras do programa.

Em junho, as mentorias à distância foram iniciadas, oferecidas de modo customizado, em acordo com as necessidades de cada negócio. Os 17 mentores, voluntários, foram selecionados dentre 106 inscritos e ajudarão os empreendedores em áreas como finanças, marketing, gestão, governança, desenvolvimento de produto, modelagem de negócio, estratégia comercial, e-commerce, dentre outras.

Também neste mês os negócios apoiados pelo Programa puderam se inscrever para acessar os recursos do fundo de capital de giro.

A SITAWI Finanças do Bem, que em março promoveu uma rodada de investimento para cinco negócios de impacto acelerados pelo Programa por meio da sua Plataforma de Empréstimo Coletivo, está dando suporte aos empreendedores para enfrentar este momento. Com apoio do Instituto Humanize e da USAID, fez um novo empréstimo de longo prazo aos negócios que participaram da rodada. Na prática, para os tomadores do crédito, é como se tivessem um período estendido de carência nos meses iniciais de pagamento do valor captado pela Plataforma.

“Cada investidor e parceiro da PPA teve que olhar para os recursos que tinha à mão e dar o melhor de si para apoiar os negócios de impacto, para que eles pudessem continuar firmes na sua missão. Foi uma ação muito coordenada entre os atores e financiadores em torno da PPA, para que a gente pudesse ter uma resposta muito rápida, que atendesse a demanda dos negócios e para que conseguíssemos apoiá-los. A preocupação da SITAWI sempre foi apoiar esses negócios, fortalecê-los e criar um instrumento financeiro com credibilidade para o mercado e para as pessoas que acreditaram nos negócios de impacto da Amazônia”, diz Andrea Resende, gerente de investimento de impacto da SITAWI.

São cinco as frentes do Plano de Ação do Programa para esse momento:

  1. Aumento de vendas e receitas, por meio de parcerias que potencializem comércio online, compras institucionais e campanhas;
  2. Programa de mentorias e rede de apoio, buscando qualificar os negócios em áreas como estratégia comercial, gerenciamento de crise, estruturação de negócios e desenvolvimento pessoal;
  3. Revisão de investimento, com flexibilização do cronograma de pagamentos de empréstimos revisão do plano de uso de recursos e remodelagem financeira para os próximos meses;
  4. Apoio à logística, com oferecimento de soluções de distribuição, parcerias com empresas de transporte e frete coletivo;
  5. Fundo emergencial de capital de giro, com aportes de R$ 10 mil a R$ 20 mil, como doação ou empréstimo a juro zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin