DOE AGORA

Café Apuí Agroflorestal foi um dos destaques da 33ª EXPOAP

Café Apuí Agroflorestal foi um dos destaques da 33ª EXPOAP

A novidade foi o 1º Campeonato Café Apuí Agroflorestal que premiou os três melhores cafés produzidos na safra 2022, que participarão da Semana Internacional do Café (SIC) que ocorrerá no próximo mês de novembro, em Belo Horizonte (MG). 

Por Luciano Lima/ Idesam
Fotos: divulgação/Café Apuí Agroflorestal

 

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e Amazônia Agroflorestal participaram com stand expositor na FEMAFAP – Feira Municipal da Agricultura Familiar de Apuí – realizada durante os dias 08, 09, 10 e 11 de setembro, nas festividades da 33ª EXPOAP, na sede do município. 

O espaço ofereceu ao público produtos Café Apuí Agroflorestal, além da apresentação da linha de óleos vegetais da Inatú Amazônia, palestra sobre os produtos das iniciativas apoiadas pelo Idesam, além de intercâmbio de conhecimentos entre os produtores familiares e o público presente. 

“Foi uma oportunidade para aproveitarmos a mercadoria que temos no sítio para expor, além de um incentivo para participarmos da premiação. Programamos trazer uma parte dos nossos itens produzidos, mas, na próxima edição aperfeiçoaremos ainda mais a nossa participação, destaca o produtor rural, Gilmar Julião. 

O melhor Café 

Nesta edição, a novidade foi o 1º Campeonato Café Apuí Agroflorestal que premiou os três melhores cafés produzidos na safra 2022. Na ordem por ganhadores temos: 1º lugar – Marcelo Elias Pereira, 2º lugar – Viriato Rolf Lemke e em 3º lugar -Moises Anguinoni. Os ganhadores participarão da Semana Internacional do Café (SIC) que ocorrerá no próximo mês de novembro, em Belo Horizonte (MG). 

“Coletamos amostras de café de diversos produtores nossos e enviamos para uma especialista analisar. Esse foi o primeiro campeonato de café e esperamos criar a partir desse primeiro ano, uma cultura de retomada da produção cafeeira de qualidade em Apuí e de valorização da  produção familiar”, destaca a diretora executiva da Amazônia Agroflorestal, Sarah Sampaio.   

A feira é um estímulo à valorização dos produtos agrícolas e os produtores familiares do município, com a comercialização de peixes, produtos caseiros (cucas, bolachas, bolos e doces artesanais), artesanatos variados, mudas de plantas ornamentais, além de horta hidropônica, adubação alternativa para o solo, entre outros produtos.  

“Os dias de participação foram incríveis. Realizar essa feira dentro da Expoap é algo muito grande. Com essa proporção, isso abre uma grande oportunidade para a iniciativa e os produtores locais. Podemos dizer que público participante e os produtores teceram muitos elogios, principalmente, pela iniciativa da premiação com o campeonato Café Apuí Agroflorestal e com o concurso da agricultura, pela valorização dos produtores rurais”, destacou Vanilse Constante, da equipe Administrativa do Idesam.  

Impacto 

O Café Apuí Agroflorestal impacta, diretamente, 54 famílias, valorizando o trabalho da agricultura familiar. Ao longo da sua cadeia de produção, a iniciativa já promoveu o equivalente a 92ha de áreas reflorestadas com o modelo produtivo agroflorestal, com mais de 27 mil mudas de espécies nativas plantadas, além do aumento de 66% da produtividade do café e o aumento de 300% renda anual do produtor na região. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WordPress Lightbox Plugin